Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/06/2013 - 08:16

O Brasil comemora o 'Dia Nacional da Imunização', no Dia 9

A Organização Mundial da Saúde calcula que a vacinação evita entre duas e três milhões de mortes por ano.

Depois do saneamento básico, a vacinação é a forma mais eficaz para a prevenção de doenças transmissíveis. A erradicação da varíola, a queda drástica dos casos de poliomielite e o controle do sarampo e da rubéola em muitos países são conquistas a serem lembradas no dia 9 de junho (domingo), Dia Nacional da Imunização. Estimativas da Organização Mundial da Saúde revelam que, devido à vacinação, duas a três milhões de mortes por ano são evitadas ao redor do mundo.

O Brasil está entre os países que oferecem à população um dos mais completos programas de imunização. Formado por mais de 12 vacinas, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde previne doenças do nascimento até a terceira idade.

No Dia Nacional da Imunização é importante lembrar ainda os avanços tecnológicos da indústria como as vacinas combinadas. “ Por protegerem o indivíduo contra várias doenças ao mesmo tempo com apenas uma picada, essas vacinas aumentam a adesão das pessoas à vacinação sem aumentar o risco de eventos adversos quando comparadas às vacinas administradas de forma isolada”, afirma Sheila Homsani, gerente médica da Sanofi Pasteur.

Outro marco importante do setor são as vacinas acelulares contra a coqueluche, que são produzidas com uma sofisticada técnica de purificação. Graças à engenharia genética, elas usam apenas os fragmentos dos principais antígenos que estimulam a produção de anticorpos, reduzindo o risco de eventos adversos.

“E novas vacinas também são aguardadas para um futuro próximo: dengue, meningite B, zoster e outras”, comemora o médico Renato Kfouri, presidente da SBIm – Sociedade Brasileira de Imunizações.

Avanços-Se há poucas décadas o conceito de imunização estava ligado somente à prevenção de doenças na infância, hoje ele se modificou e a oportunidade da prevenção através da vacinação se ampliou para todas as fases da vida. Os calendários de vacinação do PNI e da SBIm recomendam determinadas vacinas para as diversas faixas etárias.

Além dos calendários de vacinação específicos para crianças, adolescentes, adultos, maiores de 60 anos, homens e mulheres, a SBIm idealizou também um calendário vacinal para várias categorias profissionais, que estão mais expostas a determinadas doenças infecto-contagiosas.

Na área de Medicina de Viagem, há ainda uma série de vacinas recomendadas para quem vai passar uma temporada fora de casa. Dependendo do destino escolhido, o médico pode indicar aos viajantes as vacinas necessárias para evitar doenças típicas de cada lugar, como a febre amarela, a febre tifoide, a hepatite A, etc.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira