Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/06/2013 - 08:30

Wärtsilä desenvolve tecnologia de aproveitamento de gás flare para geração de energia em embarcações

Inovação que será apresentada na Brasil Offshore, em Macaé, recebeu prêmio na OTC.

A Wärtsilä, líder global no fornecimento de motores e prestação de serviços para embarcações, participa da Brasil Offshore – Feira e Conferência da Indústria de Petróleo e Gás, que acontece de 11 a 14 de Junho (terça a sextaa-feira), em Macaé (RJ).

No evento, a Wärtsilä apresentará sua tecnologia Gas Reformer, que utiliza gases derivados da exploração de petróleo como fonte de energia auto-sustentável para a operação offshore.

Para Luiz Barcellos, diretor da Wärtsilä no Brasil, esta é uma solução economicamente produtiva para reduzir o gás de queima (flare). “Em todo o mundo, 150 bilhões de metros cúbicos de gás são queimados a cada ano sem aproveitamento, gerando 400 milhões de toneladas de CO2. A utilização dos gases que antes eram considerados resíduos beneficia o meio ambiente e, ao mesmo tempo, permite reduzir custos operacionais na exploração offshore de petróleo e gás”, diz.

Tanto o gás flare quanto os hidrocarbonetos pesados podem ser utilizados como combustível para os motores Dual Fuel desenvolvidos pela Wärtsilä para a geração de energia elétrica a bordo das instalações offshore. “A geração utilizando motor Dual Fuel proporciona uma eficiência muito maior que os boilers e responde melhor à variação de composição dos gases que as turbinas”, explica Barcellos. A emissão de hidrocarbonetos como etano, propano e butano é mais prejudicial ao meio ambiente que a de dióxido de carbono, por seu maior efeito no aquecimento global.

A tecnologia Gas Reformer foi premiada na OTC, conferência realizada no início de maio, em Houston (EUA), como um dos destaques do ano (Spotlight Award). A primeira plataforma equipada com a solução começou a ser construída em 2012, na China.

Expansão no Brasil -A multinacional finlandesa, que atua no Brasil há 23 anos, tem no país uma base instalada com capacidade superior a 800 MW, em mais de 200 navios e embarcações. A empresa anunciou, em março, a construção de uma fábrica no Superporto do Açu (RJ), para acompanhar as exigências de conteúdo local e atender à crescente demanda do setor, sobretudo na indústria offshore. A fábrica, que atingirá plena capacidade em meados de 2014, contará com orla e cais próprios e produzirá geradores de médio porte e propulsores azimutais, com a possibilidade de expandir a gama de produtos de acordo com as necessidades de mercado.

Para dar suporte aos contratos no país, a empresa inaugurou, em fevereiro, uma nova oficina de serviços de manutenção de equipamentos em Niterói, também no estado do Rio de Janeiro. A unidade, que contará com laboratórios de automação e injeção eletrônica, além de uma área dedicada a propulsores navais, dobrou a capacidade operacional da Wärtsilä no estado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira