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07/06/2013 - 08:30

Nova cara do Brasil

Diferentes retratos do consumo em um país com dimensões continentais mostra o interior com crescimento acima da média. Consumer Book 2013 da Kantar Worldpanel mostra a diversidade da nova cara do Brasil e como as regiões do país possuem diferentes comportamentos na aquisição de bens não duráveis.

O Brasil consolida-se como uma nação emergente que, em 2012, foi marcada pela desaceleração do consumo. Neste momento, a busca por negócios de sucesso em um país com dimensões continentais depende de uma visão focada no comportamento de consumo específico de cada região. Por esse motivo, o estudo Consumer Book 2013 da Kantar Worldpanel, um dos mais aguardados do mercado, traçou um perfil multifacetado com um panorama detalhado de cada uma das regiões monitoradas pela instituição. Um dos destaques é o crescimento das regiões do interior acima da média nacional.

“A cada ano buscamos inovar e renovar as edições do Consumer Book, para esta 8ª edição trazemos um mundo de informações detalhadas pelas sete regiões que a Kantar Worldpanel divide o país para melhor compreender a dinâmica do consumo”, explica Christine Pereira, diretora comercial da Kantar Worldpanel no Brasil. “Com crescimento acima da média nacional e com o fenômeno da migração reversa, entre os nossos destaques mais importantes do estudo estão as regiões interioranas”, conta a executiva.

Rumo ao Interior-Em 2012, o valor desembolsado para aquisição de bens não duráveis pelos consumidores das cidades do interior cresceu 6% em comparação com 2011, enquanto a média nacional de crescimento foi de 5,4% e, quando observadas apenas as regiões metropolitanas, a marca foi de 4,4%. Além disso, um importante destaque da região foi o desenvolvimento do varejo local que, aproveitando as condições favoráveis da região, tem crescido mais do que as grandes redes.

Nas regiões interioranas, a maioria da população está na Classe C. São famílias medianas, com filhos adolescentes e a maior parte dos lares possui donas de casa acima de 50 anos. Além disso, a região confirma um fenômeno comum a todas as regiões de cidades fora das grandes metrópoles, a migração reversa. Antigamente, o rumo em busca de novas oportunidades era a caminho da cidade grande, atualmente, essa busca segue rumo ao interior.

Perfil - O estudo Consumer Book é um dos produtos de maior sucesso da Kantar Worldpanel. Uma ferramenta fácil e objetiva que auxilia o direcionamento das ações de marketing, pois traz informações sobre o país, o mercado consumidor, os setores, bens de consumo, varejo, comportamento de compra e nichos de consumidores. Proporciona uma avaliação do negócio das indústrias e dos varejistas dentro de um contexto mais amplo e real por meio de informações estratégicas das categorias de consumo monitoradas pela instituição.

Perfil - Kantar Worldpanel é líder mundial em conhecimento do consumidor, através de painéis de consumo contínuos. High Definition Inspiration ™ combina análises avançadas e soluções customizadas em pesquisa de mercado oferecendo insights com nitidez e clareza, tanto no quadro geral quanto nos pequenos detalhes que resultam em ações bem-sucedidas por seus clientes. Seu conhecimento sobre o que as pessoas compram o que usam e as atitudes por trás de seus comportamentos de compra se tornou moeda corrente no mercado para os proprietários de marcas, varejistas, analistas de mercado e as organizações governamentais globalmente.

Com mais de 40 anos de experiência, formada por uma equipe com mais de 3.000 funcionários, e serviços que cobrem mais de 50 países, diretamente ou através de parceiros, Kantar Worldpanel apresenta High Definition Inspiration™ em campos tão diversos como o largo consumo, produtos por impulso, de bebês, de telecomunicações e entretenimento, entre muitos outros. [www.kantarworldpanel.com/br].

Perfil - Kantar é uma das maiores empresas do mundo de investigação, informação, e consultoria. Através da combinação do talento das suas 13 empresas especializadas, o grupo pretende se tornar o fornecedor preeminente de insights orientado a ações efetivas e inspiração para a comunidade empresarial mundial. Seus 26.500 colaboradores trabalham em 95 países e em todo o espectro de disciplinas de pesquisa e consultoria, permitindo ao grupo oferecer aos clientes insights de negócios a cada ponto do ciclo de consumo. Os serviços do grupo são utilizados por mais da metade das empresas Fortune Top 500. [www.kantar.com].

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