Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/06/2013 - 08:59

Saïd Farhat lança dia 11 seu livro Conspiração no Fim do Mundo

Em sua primeira obra de ficção, o jornalista trata da desconfiança dos militares brasileiros, nos anos 80, sobre a possibilidade da Argentina construir a bomba atômica.

Aos 92 anos, o jornalista e empresário Saïd Farhat tem um baú cheio de histórias, ideias e projetos. Conspiração no Fim do Mundo, sua primeira trama de ficção, foi pinçada do acervo digital do autor ? sim, ele tem tudo registrado em computador ? e agora será lançada dia 11 de junho (terça-feiara) pela Editora Europa, na Livraria da Vila do Shopping JK. A história retrata certo clima de desconfiança e tensão que existia entre os militares brasileiros, no início dos anos 80, de que a Argentina se preparava para produzir sua bomba atômica, enriquecendo urânio, em um laboratório nas imediações de Bariloche.

A ideia da trama nasceu durante uma das inúmeras viagens de Farhat à estação de esquie dos Andes e lá viu uma placa, no entroncamento de duas estradas, que dizia: “Neste lugar, o descuido de pessoas causou vítimas e destruição de animais e plantas”. Para completar, Farhat ficou sabendo que a poucos metros dali existia uma instalação nuclear argentina. Essa combinação de fatos instigou o jornalista a escrever, pouco a pouco, por mais de 30 anos, Conspiração no Fim do Mundo. “Nos anos 80, essa percepção de desconfiança era real entre os militares e os cientistas brasileiros”, lembra Farhat. “Eles acreditavam que isso poderia mesmo acontecer, assim como hoje se teme o potencial bélico nuclear dos iranianos ou dos norte-coreanos.”

Para investigar as suspeitas e conduzir a ficção, o escritor escalou o coronel Antônio Schmidt, engenheiro eletrônico com especialização em energia nuclear, que é enviado ao país vizinho em missão secreta de espionagem. Sob o disfarce de professor universitário, o militar se infiltra no território argentino para apurar informações sobre o programa nuclear em andamento.

O impasse diplomático, além da iminente crise militar entre os dois países, são os elementos que Saïd Farhat combina com maestria para compor a trama desta ficção. Ex-ministro e jornalista, Farhat sabe como poucos como as decisões são tomadas no nível mais alto do poder — o da Presidência da República. É exatamente aí que reside a força de envolvimento de Conspiração no Fim do Mundo. O resultado é uma história vibrante, instigante e cheia de suspense.

Conspiração no Fim do Mundo é o quinto livro de Farhat, antes vieram O Fator Opinião Pública, Como se Lida Com Ele (1992), Dicionário Parlamentar e Político (1996), Lobby. O que é. Como se Faz (2007) e Tempo de Gangorra (2012).

Editora Europa; 448 Páginas | Formato: 16 cm x 23 cm | Preço: R$ 39,90.

.Lançamento: Conspiração no Fim do Mundo, dia 11 de junho 2013 (terça-feira), às 19 horas, na Livraria da Vila - Shopping JK, Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041, Vila Olímpia, São Paulo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira