Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/06/2013 - 09:34

Tricologia não é especialidade médica alerta a Sociedade Brasileira de Dermatologia

A dúvida é muito comum e, por isso, precisa de esclarecimento. O cuidado no emprego correto da palavra pode auxiliar no direcionamento do paciente para o profissional realmente habilitado.

O termo tricologia tem sido usado indevidamente quando associado à palavra especialista e usado por profissionais eventualmente não habilitados.

O Conselho Federal de Medicina não reconhece como especialidade médica, ressalta a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A tricologia é uma área de atuação do dermatologista, “os cabelos são anexos da pele, portanto devem ser tratados pelo dermatologista”, explica o Dr.Francisco Le Voci, coordenador do departamento de cabelos e unhas da SBD.

O dermatologista que se dedica ao estudo da tricologia atende os casos relacionados às afecções em cabelos e do couro cabeludo. Entre os problemas que recebem tratamento estão a Dermatite Seborréica, Psoríase do Couro Cabeludo, Alopécias Cicatriciais e não Cicatriciais . Saber diferenciar todas elas e o tratamento mais adequado é responsabilidade do dermatologista que estudou esta área da medicina ”, explica Dr. Francisco.

Também são de responsabilidade do dermatologista os problemas ligados a fios quebradiços, oleosidade acentuada, ressecamento, Dermatites Alérgicas, alterações de crescimento dos cabelos, alopécia das mais diversas causas, pruridos intensos e afecções traumáticas dos cabelos, após tratamentos químicos.

O paciente também pode se preparar para a consulta reunindo as informações necessárias ao médico: há quanto tempo começou? Já fez algum tratamento antes? Já foi acometida pelo mesmo problema anteriormente? Há casos na família?

Houve algum fator desencadeante? Fez algum exame local ou laboratorial para pesquisa de fatores concomitantes? Fez tricograma, dermatoscopia ou biópsia?

Além disso na consulta o Dermatologista irá examinar os cabelos,o couro cabeludo e também eventuais outras lesões na pele que possam ter a ver com o problema. “ Essa visão ampliada e cuidadosa faz parte da formação do dermatologista e permite que interprete com propriedade os resultados dos exames”.

.Por: Dra. Denise Steiner, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) gestão 2013 -2014 | Perfil-A Sociedade Brasileira de Dermatologia A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com mais de 6 mil associados, é a segunda maior sociedade dermatológica do mundo, com mais de 100 anos de existência é a única instituição dermatológica reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) e tem como objetivo promover o estudo, ensino e pesquisa na dermatologia e áreas afins. [www.sbd.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira