Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/11/2007 - 08:24

Portal une a cultura popular brasileira na Internet

Os “Pontos de Cultura” brasileiros serão reunidos em um portal único na Internet www.iteia.org.br. O projeto do Instituto Intercidadania foi uma das iniciativas selecionadas este ano pelo programa Novos Brasis do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, que apóia iniciativas que utilizam as novas tecnologias da informação e da comunicação para acelerar o desenvolvimento humano. O portal será lançado esta semana durante o TEIA 2007 – maior encontro da diversidade cultural brasileira que será realizado de 7 a 11 de novembro, em Belo Horizonte.

Integração, informação, interconectividade e interação são algumas das palavras que justificam a letra “i” do nome iTEIA do portal, que será um catalisador para difundir e fomentar as ações dos Pontos de Cultura. Definidos pelo Ministério da Cultura, os Pontos de Cultura são manifestações e intervenções que irradiam a cultura no país e que estão contemplados por Editais e Leis de Incentivo. Há hoje um universo já detectado pelo Ministério de 600 Pontos de Cultura.

A gestão executiva do iTEIA será do próprio Instituto Intercidadania, uma OSCIP com sede em Recife, criada e idealizada em 2005 pelo jornalista Sérgio Xavier. “Este é um mapa muito heterogêneo da cultura brasileira. No portal falaremos também daqueles grupos que fazem teatro ou tocam música na praça, por exemplo, que não são contemplados por leis ou grandes financiamentos, mas que não deixam de produzir e espalhar a cultura de nosso país”, destaca a geógrafa Mariana Melo, diretora executiva do Intercidadania.

O portal iTEIA fomentará a auto-sustentação da cultura popular discutindo, por exemplo, formas de se financiar a produção de pequenos núcleos artísticos, através de parcerias, de incentivos, de intercâmbios com projetos similares e da utilização da própria internet como forma de captar e gerar negócios. “Percebemos que muitas iniciativas culturais têm vida curta, em geral, por não terem uma boa gestão financeira, ou mesmo por não saberem se auto gerir. Nosso trabalho visa orientar pequenos ou anônimos produtores culturais de forma a fortalecer e estimular sua sobrevivência e autonomia”, comenta a diretora.

Mariana Melo entende que a proposta do iTEIA vai ao encontro de uma tendência atual do Terceiro Setor no país. “A escolha de nosso projeto pelo Novos Brasis é para nós um reconhecimento muito grande de que as empresas agora têm um novo olhar sobre o trabalho dos atores sociais, pessoas que têm seus sonhos e que podem agora contar também com parcerias significativas para viabilizarem propostas abrangentes e com uma visão de transformação social, de futuro”, enfatiza.

A proposta do iTEIA é de que o projeto não se restrinja ao próprio espaço digital, mas que promova também contatos entre os gestores do iTEIA e os idealizadores dos projetos. Estão previstas, por exemplo, atividades de capacitação de agentes sociais e culturais, formadores da rede que irão compor a “teia” do portal.

A diretora de Educação do Oi Futuro, Samara Werner, destaca a importância de ter o iTEIA contemplado pelo Novos Brasis. “Um de nossos pilares é o da inclusão digital, mas com o viés da transformação social. Esta grande teia, que será criada pelo portal tem total consonância com este propósito”, observa. “Esta comunidade virtual se constitui como uma verdadeira rede digital de cultura e cidadania”, conclui a diretora.

Linguagens - Uma das grandes características e diferenciais do portal é o fato de ele ser aberto, ou seja, permitir a participação dos colaboradores e produtores de cultura no país, no próprio processo de alimentação do conteúdo do iTEIA. Há no portal editores de conteúdo, links de comunicação interna, espaços para comentários, blogs, fóruns e chats, para que todos os envolvidos nos temas ali propostos possam se comunicar, por meio do portal. No lay out do site, haverá recursos para exibição de áudio, vídeo, imagens, tags, espaço para comentários entre outros canais de interação. A qualidade em TI (tecnologia da informação) para exibição do conteúdo é também fator fundamental.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira