Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/06/2013 - 07:29

The Mad Video lança plataforma interativa para etiquetar e compartilhar objetos e momentos em vídeos online


Com esta tecnologia, é possível rotular objetos que aparecem nos vídeos, oferecendo mais informações sem que seja necessário direcionar o espectador para outro local. Uma nova versão da plataforma, com mais funcionalidades, é esperada ainda para este ano.

São Paulo – A The Mad Video Inc., empresa de origem espanhola com sede no Vale do Silício, que desenvolve soluções que facilitam a criação de vídeos online interativos, anuncia que sua ferramenta interativa para rotular e compartilhar conteúdos (pessoas, lugares e produtos, por exemplo) que aparecem em vídeos online publicados no YouTube, Vimeo e Brightcove, já está disponível em fase beta.

A internet é um recurso audiovisual. Entretanto, o vídeo online é uma ferramenta muito básica, com pouca interação e sem possibilidade de conexão com a informação que ele transmite. Além disso, o consumo do vídeo online não passou por transformações desde sua origem: apertando “play” e “stop”. A The Mad Video combina interatividade e “hiperconexão” de internet com a potência do vídeo, tornando acessível ao espectador o conteúdo que está disponível dentro dos vídeos. Desta forma, passar a ser possível obter mais informação ou compartilha-la com amigos e contatos das redes sociais e internet.

O funcionamento é simples e consiste em colocar rótulos nos momentos do vídeo em que há conteúdo ao qual se deseja adicionar informação complementar ou interação. Essas etiquetas, que estão em forma de ícone ao passar o mouse sobre o vídeo, contêm informações de todos os tipos como, por exemplo, quais pessoas aparecem, que roupas vestem, onde o vídeo foi gravado ou quem está interpretando a trilha sonora. Para adicionar os ícones, basta arrastar e soltar na cena selecionada. É possível modifica-los ou acrescentar novos ícones facilmente.

Conheça as principais características da plataforma The Mad Video:

· Micro-tagging: permite rotular qualquer pessoa, lugar ou produto que apareça em um vídeo, além de adicionar textos, imagens ou conteúdo para que os usuários possam ver quando clicarem em um ponto etiquetado.

· Galeria de etiquetas: é possível navegar pelas etiquetas mais populares relacionadas a pessoas, lugares ou objetos e ir diretamente ao momento do vídeo no qual aparecem.

· Detecção automática de cenas: tecnologia que identifica pequenas trocas de luz nas cenas, facilitando a rotulagem de momentos específicos.

· Integrar em compartilhar: permite compartilhar qualquer conteúdo no Facebook, Twitter, Pinterest e Google+, assim como integrar qualquer vídeo ou etiqueta a uma página da web.

· Rastreamento das etiquetas: possibilita saber quais são as etiquetas mais vistas, quantas vezes foram compartilhadas, taxas de conversão, etc.

“Os vídeos estão repletos de conteúdos interessantes: pessoas, lugares, produtos e muitos outros elementos. Porém, para conseguir mais informações sobre o conteúdo apresentado, é necessário sair do vídeo para busca-las. Por isso, decidimos pesquisar se éramos capazes de desenvolver uma tecnologia para rotular os objetos que aparecem nos vídeos, adicionar informações e, assim, criar interação”, explica Koldo García, co-fundador e CEO da The Mad Video Inc. “O resultado foi a The Mad Video, uma ferramenta que converte qualquer gravação colocada na internet em algo interativo e munido de muito conteúdo”, acrescenta.

Ainda este ano, será lançada uma nova versão deste produto, com mais funcionalidades e opções profissionais. Entretanto, estão sendo realizadas melhoras constantes, além da incorporação de sugestões feitas pelos usuários da plataforma. Nesse sentido, a The Mad Vídeo já desenvolveu protótipos de sua solução para Smart TVs, em combinação com segundas telas (tablets e smartphones). Dessa forma, seria possível interagir com um vídeo rotulado com The Mad Vídeo que estivesse sendo reproduzido por uma SmartTV, diretamente do celular ou tablet, sendo apenas necessário tocar no dispositivo para acessar toda a informação disponível na cena.

Esta solução apresenta múltiplas opções de uso, desde o e-commerce, linkando os produtos que aparecem em um vídeo com as páginas de venda (com alto CTR – Click throug Rate - métrica usada para medir a eficácia de uma peça ou página numa campanha publicitária na web, e sem a invasão características dos atuais formatos publicitários), até a educação à distância ou a divulgação (como o exemplo da Universidade de Toledo, Ohio, que incluiu a The Mad Vídeo como uma das ferramentas multimídia utilizadas em seu programa de ensino).

Para entender melhor como funciona a The Mad Video, veja o infográfico no site http://www.themadvideo.com/how/.

Perfil da The Mad Vídeo Inc. - A The Mad Vídeo Inc. oferece soluções para a criação de vídeos online que proporcionem uma experiência mais completa e enriquecedora ao usuário. Já utilizam a solução da empresa cliente como El Corte Inglês, o canal de televisão AXN e o Museu do Prado. A The Mad Vídeo conta com escritórios nos Estados Unidos e Espanha. Mais informações podem ser obtidas por meio do site www.themadvideo.com.

1) Até que ponto este serviço é uma novidade em termos mundiais ?

Tagear o conteúdo presente em vídeos é uma ideia que tem “flutuado" no ar há bastante tempo, mesmo antes do surgimento do vídeo online. Falando especificamente da internet, tivemos tentativas no passado, mas viu-se que não era ainda o momento certo (devido à pouca penetração, a má infraestrutura tecnológica, enfim, faltava oportunidade de negócio. Agora vislumbramos que este é o momento. Por que?

- Crescimento desenfreado de consumo (e, portanto, de produção) de vídeo online;

- Licenças de desenvolvimento tecnológico (largura de banda, hardware, novos aparelhos, etc.);

- Mudança de hábitos de consumo de vídeo, derivadas das possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias (TV VOD vs Linear), favorecendo o aumento do consumo;

- Aumento da importância do vídeo online no mix de marketing de marcas -> aumento do orçamento para publicidade online em vídeo

Toda esta conjunção de fatores fez deste o momento ideal para nós, da The Mad Video, desenvolvermos esta plataforma: a rotulagem dos conteúdos audiovisuais (imagens e vídeos) e, portanto, o acesso "em contexto" para o conteúdo que está sendo mostrado (e estava “inativo” até agora) será uma das mudanças mais importantes nesta área.

2) A The Mad Video Inc é a criadora e única no mercado ou existem outras empress que trabalham com isto?

Existem várias empresas que trabalham na rotulagem do conteúdo em vídeo com ângulos diferentes, mas a proposta da The Mad Video combina vários elementos que o tornam único:

1. Etiquetas de indexação (nós somos os únicos a oferecer): a nossa tecnologia torna acessíveis aos motores de busca itens marcados (videotags).

Assim, não só oferecemos "vídeos shoppable", mas também:

a) contribuimos para melhorar o SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização de Sites;

b) que tornam os produtos dos vídeos encontrados de forma mais fácil durante a pesquisa no Google.

Imagine buscar um jeans específico no Google, e ter como resultado um vídeo em que ele aparece.

2. Marcações compartilháveis ??nas redes sociais: você pode criar com as taggins bordas de marcação no Pinterest (rede social que está se revelando uma verdadeira fonte de inspiração para designers, ilustradores, fotógrafos e profissionais de áreas relacionadas), compartilhá-las no Facebook, Twitter ou outras mídias online, multiplicando assim a visibilidade dos produtos (e as entradas para os vídeos) -> o que significa mais presença para sua marca, produto, ou empresa.

3. Vídeos compartilháveis (com videotags embutidos).

Agora é possível viajar nos links para os vídeos. Assim, a cada compartilhamento de vídeos feito por blogueiros, jornalistas ou fãs, uma nova vitrine de produtos é montada -> o que significa mais tráfego para as páginas de criador de conteúdo.

4. Usabilidade. Interface muito simples de usar. É fácil e rápido etiquetar vídeos.

O usuário pode começar em segundos, sem necessidade de ser um especialista. Não há necessidade de migrar de vídeos para os nossos servidores. É possível continuar hospedando no YouTube, Vimeo e Brightcove. Ninguém oferece uma interface tão simples e eficaz hoje no mercado.

Nossa solução beneficia todos os jogadores neste espaço:

- Ajuda os telespectadores terão info "em contexto", sem deixar o vídeo, apenas fazendo rollover.

- É perfeito para os varejistas porque permite-lhes para abrir um vídeo em seus canais de venda, com alta conversão e um baixo custo de produção.

- E também é perfeito para os produtores de conteúdo (a partir de vloggers a grandes grupos de mídia), porque lhes oferece novas opções de monetização, não - invasivos e altamente relevante para seu público.

3) No Brasil ou no mundo existem outras empresas desenvolvendo esta plataforma?

Se existem, nós não os conhecemos.

4) Já temos cases que possam demonstrar na prática o seu potencial?

Sim, temos experiência com uma grande loja de departamentos na Europa, sites de vídeos de moda. Cem vídeos, metade deles interativo.

Geralmente, vídeos interativos costumam ter, em média, cerca de 600 mil views a mais. Cada clique gerado para ver informações do produto gera intenção de compra. Esse é um desempenho surpreendente.

Importante citar também que até agora, o ROI no vídeo era basicamente espaço para branding. Agora, com a nossa solução, geramos vendas diretas.

Os produtores de vídeo já podem obter mais retorno sobre seus vídeos com um baixo investimento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira