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08/06/2013 - 07:39

Natura e José Gerdau são empresa e líder mais reputados do Brasil, segundo ranking inédito no Brasil

Parceria entre Ibope e Merco cria o Ranking de Reputação Empresarial, divulgado pela Exame, que contou com a participação de mais de 1.700 ONGs, associação de consumidores, empresários e representantes setoriais.

A pesquisa Ranking de Reputação Empresarial 2013 apontou a Natura como a empresa mais reputada do Brasil e o empresário Jorge Gerdau, presidente do conselho de administração do Grupo Gerdau, como o líder mais reputado. Realizada pelo Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (Merco), em parceria com o Instituto Ibope e divulgada pela revista Exame, a pesquisa avaliou e ranqueou os 100 líderes e as 100 companhias mais citados pelos entrevistados.

Participaram da pesquisa mais de 1.700 pessoas, entre segmentos da sociedade civil (população em geral, associação de consumidores, ONGs); observadores e especialistas do segmento de atuação (analistas financeiros, jornalistas econômicos); e representantes do mercado (sindicatos, diretores do setor e da própria empresa). Cada um deles respondeu a um questionário com critérios pertinentes à sua função social — sendo assim, sindicatos julgam a qualidade do emprego na companhia; ONGs avaliam seu compromisso com a responsabilidade social; os analistas financeiros, resultados econômicos; jornalistas a transparência efetivamente praticada, e assim por diante.

“As corporações vêm priorizando o investimento em suas marcas ao invés da comunicação de características de seus produtos. A reputação de uma marca cada vez mais é sinônimo do valor da empresa”, diz Carlucci. “A reputação empresarial está atrelada a valores intangíveis, que dizem a respeito ao que acontece dentro da empresa, como ela lida com as comunidades e com seus funcionários. Isso porque hoje existe uma tendência pela qual o consumidor faz sua escolha baseado em informações sobre o que está por trás do processo produtivo, ele quer transparência.”

.Lista dos vinte primeiros lugares em cada categoria.:Empresas:1º Natura |2º Vale |3º Petrobras |4º Itaú | 5º Nestlé |6º Gerdau |7º AmBev |8º Google | 9º Coca-Cola | 10º Bradesco |11º Unilever |12º Embraer |13º Apple |14º Banco do Brasil |15º O Boticário |16º Johnson & Johnson |17º Pão De Açúcar |18º Brasil Foods |19º Votorantim |20º Microsoft.

.Líderes: 1º Jorge Gerdau (Grupo Gerdau) |2º Eike Batista (Grupo EBX) |3º Roberto Setúbal (Itau Unibanco) |4º Abílio Diniz (Grupo Pão de Açúcar*) |5º Antônio Ermírio de Moraes (Votorantim) |6º Fábio Barbosa (Grupo Abril) |7º Graça Foster (Petrobras) |8º Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza) |9º Roger Agnelli (Vale) |10º Alessandro Carlucci (diretor-presidente da Natura) |11º Guilherme Leal (membro do conselho de administração da Natura) |12º Ivan Zurita (Nestlè) |13º Jorge Paulo Lemann (3G Capital) |14º João Castro Neves (AmBev) |15º Luiz Carlos Trabuco Cappi (Bradesco) |16º Murilo Ferreira (Vale)|17º Cledorvino Belini (Fiat) |18º André Esteves (BTG Pactual) |19º Marcelo Odebrecht (Odebrecht)|20º Silvio Santos (Grupo Silvio Santos)

Abílio Diniz ocupou a presidência do conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar durante todo o período em que a pesquisa foi feita [agosto de 2012 a fevereiro de 2013].

No dia 6 de junho (quinta-feira), em evento na Editora Abril que apresentou os resultados do ranking a um grupo de executivos e diretores de empresas, a CEO do Ibope Inteligência Márcia Cavallari Nunes definiu a importância da reputação empresarial nos negócios ao analisar o momento atual da economia brasileira. “Impulsionada por um cenário de crédito farto e pleno emprego, hoje 50% da população brasileira está na Classe C, e para essas pessoas a mobilidade social é representada pela experiência de consumir certos produtos símbolos da nova classe média”, salientou. “A experiência de comprar é um evento social e de lazer, compartilhado com toda a família. Nesse cenário, o posicionamento das marcas é fundamental para gerar vínculos com as pessoas, visto que a experiência positiva ou negativa do consumidor se multiplica rapidamente.”

A superintendente da revista Exame Claudia Vassallo complementou, pensando no desafio das empresas em zelar pela sua reputação, qualidade tão fácil de ser desmantelada em época em que gestão e velocidade de informações são cruciais para os negócios. “Manter um patamar elevado de reputação no mercado não é apenas um esforço de marketing. Trata-se de uma postura consistente que se aplica diariamente, uma coerência entre discurso e prática.”

Veja mais dados da pesquisa-Dentre o grupo de características que diferenciam empresas com forte reputação no mercado, destacam-se variáveis como Valor de Marca (citada por 15% dos entrevistados), Receita (13%), Avaliação do Produto/Serviço (9,2%) e Número de Países em que Opera (5,5%). Já com relação aos líderes mais reputados, os pontos mais reforçados na pesquisa são Visão Estratégica (28%), Visão Comercial (18,8%) e Capacidade de Unir Equipes (14,9%).

Aplicado em sete países da América Latina, além de Espanha e Alemanha, o ranking do Merco analisa pela primeira vez o mercado brasileiro. As listas serão publicadas na edição de Exame que chega essa semana às bancas, bem como no site EXAME.com.

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