Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/06/2013 - 08:02

Engenharia de Software


O SWEBOK (Software Engineering Book of Knowledge), organizado pela IEE Computer Society e adotado como padrão internacional desde 2006, sistematiza os conhecimentos necessários para todo engenheiro de software e foi um avanço na área. Engenharia de Software, da editora Elsevier, pode ser de grande valia para estudantes de graduação dos cursos Sistemas de Informação e Ciência da Computação e profissionais que tenham interesse em se reciclar ou dar o passo inicial para implantar processos produtivos mais organizados em suas empresas.

O autor aborda sete das dez áreas de conhecimento relacionadas ao SWEBOK: Teste, Manutenção, Gerenciamento de Configuração, Gerenciamento de Engenharia, Processo de Engenharia, Ferramentas e Métodos e Qualidade. As demais – Requisitos, Design e Construção – são abordadas no livro Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos (Elsevier Editora, 2011). Juntos, eles formam a bibliografia mais completa sobre engenharia de software editada no Brasil.

A obra não possui um capítulo específico sobre ferramentas de Engenharia de Software, porque elas são mencionadas ao longo de todos os capítulos onde se fazem necessárias. Apesar disso, os tópicos mais fundamentais sobre o assunto estão detalhados de modo que o leitor consiga efetivamente usar as técnicas e não apenas ouvir falar delas. Para isso, estão disponíveis no site da editora, exercícios para que os leitores possam testar seus conhecimentos adquiridos ao longo da leitura.

“Espera-se contribuir para que esses alunos possam desempenhar adequadamente a função de engenheiro de software no mercado de trabalho. Por fim, esse livro é direcionado a todos aqueles que acreditam e trabalham para que o Brasil possa se tornar uma referência mundial na área de produção de software, esbanjando qualidade e criatividade”, diz o autor.

Raul Wazlawick Possui Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e Pós-Doutorado pela Universidade Nova de Lisboa (1998). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi Conselheiro Suplente por quatro mandatos e Conselheiro Titular por um mandato da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Foi Diretor Acadêmico do Campus de Araranguá da UFSC, Representante do Brasil no Comitê Técnico de Educação (TC3) da International Federation for Information Processing (IFIP), e Chair, por dois anos, do Working Group on ICT and Higher Education (WG3.2) da IFIP. É autor do livro Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos, publicado em 2004 pela Elsevier (2a edição em 2011), autor do livro Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação , Elsevier, 2009, e autor do livro "Engenharia de Software: Conceitos e Práticas", Elsevier, 2012. Foi membro do Comitê de Especialistas de Ensino em Ciência da Computação do MEC, coordenador do comitê especial de informática na educação da SBC Recebeu, juntamente com sua orientanda Marília Guterres Ferreira o prêmio Best Paper Award na Conferência Iberoamericana de Engenharia de Software em 2011.

Editora Campus/Elsevier | Categoria: Universitário – Computação | Formato: 17x24 cm | Páginas: 232 | Preço: R$ 63,00

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira