Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/06/2013 - 08:15

Reduc receberá biogás gerado no Aterro de Gramacho


A Refinaria Duque de Caxias (Reduc), da Petrobras, passará a receber o biogás gerado a partir da decomposição do lixo do Aterro de Gramacho, na Baixada Fluminense. É a primeira vez no mundo que uma refinaria funcionará utilizando gás verde para atender parcialmente suas necessidades energéticas. O gerente geral de Tecnologia do Refino da Petrobras, Cláudio Herrmann, esteve presente no evento de inauguração do projeto que ocorreu no dia 7 de junho (sexta-feira), à tarde, em Duque de Caxias (RJ).

“Sem esse projeto, os resíduos do Aterro de Gramacho estariam emitindo poluentes para a atmosfera. Agora eles estão tendo um aproveitamento positivo, gerando energia. A Petrobras está dando sua contribuição através do aproveitamento do gás em seus processos industriais” disse Herrmann.

A Reduc receberá 70 milhões de metros cúbicos por ano do gás da empresa Gás Verde S.A., responsável por implantar a infraestrutura do projeto. O biogás gerado da decomposição da matéria orgânica no aterro é captado por poços de coleta distribuídos na área do aterro. Em seguida, ele é transportado por tubulações até a usina de coleta e processamento, onde passa por várias etapas de purificação até atingir o padrão de qualidade exigido pelas especificações técnicas da Petrobras.

O biogás purificado é então bombeado para a Reduc, através de um gasoduto com seis quilômetros de extensão.

A Reduc é uma das maiores refinarias do Brasil em capacidade instalada de refino de petróleo. A unidade apresenta o maior portfólio de produtos da Petrobras (no total, são 55 produtos processados em 43 Unidades). O projeto de aproveitamento do biogás do Aterro de Gramacho permitirá a refinaria reduzir em cerca de 10% o uso de gás natural em seus processos internos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira