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09/11/2007 - 08:35

Fras-le, JOST, Master e Suspensys participam do Congresso SAE Brasil 2007

Fras-le, Master e Suspensys apresentam estudos sobre freios.

As fabricantes de autopeças das Empresas Randon - Fras-le, JOST, Master e Suspensys, de Caxias do Sul (RS), que juntas, faturaram R$ 1,194 bilhão em 2006 e exportaram US$ 118,3 milhões, estarão presentes com um estande no Congresso SAE Brasil 2007, que acontece em São Paulo, de 28 a 30 de novembro.

A Master, através dos engenheiros Aurélio Marques, Miguel Angelo Adami e Ruy Bueno Júnior, vai apresentar o trabalho Simulação da durabilidade de material de atrito em sistemas de freio com base em ensaio de dinamômetro (Simulation of friction material durability on brake systems based on dynamometer tests). O estudo estabelece uma relação entre temperatura e desgaste por meio de ensaios em dinamômetro, correlacionando-os com condições reais de aplicação em veículo. Isso é determinado a partir de dados de temperatura dos freios em condições de rota específicas. O procedimento de obtenção desta relação consiste em duas etapas: Avaliação de durabilidade em dinamômetro, obtida com uma seqüência de aplicações do freio em temperaturas controladas; Monitoramento da temperatura em condições reais de aplicação do freio no veículo, em que é feito um histograma de distribuição de temperaturas identificando qual a parcela que cada faixa de temperatura foi verificada no material de atrito durante o percurso ou período avaliado. A partir disso elabora-se uma correlação matemática entre estes dois estágios, denominada Índice de Desgaste, que servirá de base para escolha da melhor configuração para uma aplicação específica, partindo da comparação de vários tipos de materiais de atrito ou sistemas de freio, tendo como vantagem a realização dos testes de forma rápida e a um custo reduzido. A Master exibe o freio a disco pneumático Elsa 225-3, a câmara ADB (Air Disc Brake) para freios a disco e o conjunto do patim 16,5” X 10”, aplicado em implementos rodoviários.

Pela Fras-le os engenheiros André Brezolin e Marcos Roberto Soares apresentam o trabalho intitulado A influência das propriedades dos materiais de atrito no comportamento de geração de trincas térmicas em discos de freio (Influence of friction material properties on thermal disc crack behavior in brake systems). Neste estudo é mostrado como as propriedades físicas dos materiais de atrito podem influenciar a geração de trincas térmicas em discos de freios de veículos, quando estes são submetidos a situações reais de uso. Diferentes tipos de materiais de atrito foram testados em condições controladas de laboratório que simulam a utilização dos mesmos tanto em veículos de passeio como de veículos comerciais. Através do estudo da taxa de crescimento de trincas nos discos de freio comprovou-se a importância de se trabalhar com materiais de atrito mais compressíveis e que possuam maiores valores de transmissão térmica e de rigidez a fim de minimizar a geração de trincas térmicas nos sistemas investigados. O tipo de aplicação ao qual o material de atrito é submetido é outro parâmetro determinante para uma boa resposta do conjunto, podendo representar uma redução de mais de 50% na vida útil do disco de freio. A atualidade deste tema decorre da crescente demanda na utilização de freios a disco em veículos comerciais em substituição aos sistemas de freio a tambor. Neste caso a utilização de discos de freio em veículos comerciais implica em solicitações térmicas e mecânicas elevadas, as quais podem levar ao aparecimento de trincas térmicas nos discos de freio e que podem implicar em limitações de segurança do veículo e durabilidade das pastilhas e discos de freio. Além da palestra, a Fras-le vai expor dois produtos de sua linha, as lonas e pastilhas para freios.

A Suspensys apresentará, através do engenheiro Carlos Eduardo Michelin Beraldo, o trabalho intitulado Influência das propriedades metalúrgicas na eficiência de frenagem em tambores de freio de ferro fundido cinzento (Interference verification of metallurgical characteristics in brake efficiency of gray cast iron brake drums). O estudo avalia as variações do coeficiente de atrito resultante do par material de atrito (lona) e material metálico (tambor), onde foram analisadas amostras de ligas de ferro fundido cinzento com características metalúrgicas distintas, mantendo-se constante o material de atrito, afim de constatar as variações obtidas entre as ligas experimentadas, para uma prévia avaliação de eficiência de frenagem. Para esta determinação, as amostras foram avaliadas por meio do ensaio FAST (Friction Assessment and Screening Test), que tem como dado de saída o coeficiente de atrito do par experimentado. Ensaio este, que pode vir a se tornar uma etapa anterior ao ensaio de dinamômetro durante a aprovação/homologação de tambores de freio.

A JOST apresentará o engate esférico, um produto desenvolvido para aplicação em combinações do tipo rodotrem com dollys de cambão rígido, conferindo maior eficiência e segurança nas frenagens, além de estabilidade nas rodovias e redução do tempo de acoplamento.

O Congresso SAE Brasil é direcionado aos especialistas das áreas de engenharia do segmento automotivo (montadoras, sistemistas, fabricantes de freios e de material de atrito) sendo que o melhor trabalho do congresso será apresentado na edição 2008 do SAE International Congress and Exposition, em Detroit, EUA.

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