Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Escritor de Campo Grande é o vencedor do Prêmio Nestlé de Literatura 2006


O escritor Manoel de Barros, de Campo Grande-MS, é o vencedor do Prêmio Nestlé de Literatura 2006, com o livro “Poemas Rupestres”, publicado em 2004 pela Editora Record. O livro concorreu com outras 136 obras, um número recorde de inscrições, de acordo com a organização do concurso. A Fundação Nestlé Brasil divulga o resultado através do site da Empresa www.nestle.com.br/literatura. O júri foi composto por três personalidades literárias brasileiras: Ivan Junqueira, André Seffrin e Adriano Espínola.

A Nestlé promoveu, em 1982, a primeira edição da Bienal Nestlé de Literatura Brasileira com o intuito de incentivar o surgimento de novos nomes no cenário literário nacional e fomentar a produção dos escritores contemporâneos. Ao mesmo tempo, o projeto buscava homenagear grandes autores que dedicaram sua vida à literatura.

Ao longo das sete edições da Bienal, que, em 1993, passou a se chamar Prêmio Nestlé de Literatura Brasileira, desfilaram nomes essenciais para nossa história: Rachel de Queiroz, Jorge Amado, Mario Quintana, Lygia Fagundes Telles – contemplados com a prestigiada Homenagem Nestlé de Cultura. E, por outro lado, despontaram talentos inegáveis, como Álvaro Cardoso Gomes, Marçal Aquino, Luiz Alfredo Garcia-Roza, Antonio Cícero.

Este ano, a empresa realizou a 9ª edição do Prêmio Nestlé de Literatura, com a premiação do melhor livro de Poesia, publicado pela primeira vez no biênio 2004 / 2005. O vencedor Manoel de Barros, autor do livro “Poemas Rupestres”, receberá um prêmio de R$ 55.000,00 e sua obra será reeditada para distribuição gratuita. Dessa maneira, a Nestlé promove o acesso do grande público ao que há de melhor na produção literária contemporânea nacional e divulga as obras de um gênero que conta com pouco espaço no mercado editorial.

“Formar novos leitores, ampliar o acesso à cultura e divulgar a literatura nacional são os principais objetivos da Fundação Nestlé Brasil, que acredita que alimentar o conhecimento e nutrir a alma é o caminho para proporcionar o bem-estar a todos que construirão o futuro do País”, conclui Silvia Zanotti, diretora da Fundação Nestlé Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira