Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/11/2007 - 11:36

Gramado na Copa de 2014

Cidade gaúcha é confirmada extra-oficialmente como sede de uma das Seleções participantes.

O Brasil comemorou com orgulho e entusiasmo a confirmação como País sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014. A cerimônia de anúncio oficial realizada em Zurique, dia 30 de outubro, representou uma grande vitória para a Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux (FBCVB), que aposta na força do evento como alavancador do turismo. Representando 76 entidades afiliadas, a FBCVB têm, acima de tudo, a missão de contribuir para o desenvolvimento econômico e social dos destinos turísticos brasileiros.

De todas as 18 cidades cotadas para receber os jogos, entre oito e 12 devem ser escolhidas. Todas elas possuem convention bureaux ligados à Federação: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Mas é a informação de que o Serrano Resort, de Gramado, confirmou assinatura de contrato com empresa autorizada pela FIFA para oferecer todos seus apartamentos para uma seleção cabeça-de-chave que permite precisar que Porto Alegre será - logicamente - uma das cidades-sede. Gramado, um dos principais centros do turismo brasileiro, localiza-se a 110 km da capital gaúcha e, assim como todas as cidades envolvidas, terá que realizar os investimentos necessários para adequar-se ao evento, visto que a hospedagem ocupa lugar de destaque na lista de exigências da Fifa.

Segundo o presidente da FBCVB, João Luiz Moreira, a realização da Copa no Brasil levará o país a um novo patamar de infra-estrutura turística. "Tomamos como base o crescimento extraordinário que eventos esportivos de grande porte levaram à Espanha e à Austrália, por exemplo. No Brasil, não vai ser diferente. Teremos uma oportunidade única de exibir ao mundo um novo cenário para o turismo de eventos e de lazer".

No caso específico de Gramado a receita de apenas uma semana de evento poderá equivaler ao orçamento anual do município, atualmente de R$ 53 milhões. Segundo estimativa inicial da FBCVB, tendo por base um número aproximado de 15 mil turistas estrangeiros neste período semanal, as despesas apenas com hospedagem, alimentação e compras no comércio local devem beirar os R$ 50 milhões. Cabe ressaltar que a Copa do Mundo é um evento programado pra durar um mês e que, dependendo do desempenho da Seleção sediada, poderá multiplicar ainda mais os números envolvidos. | Por: Adriano Frauches

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira