Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/11/2007 - 11:42

Evento discute modelos de banda larga wireless no Brasil

1º Seminário Wireless Broadband será realizado um mês antes do leilão da banda larga móvel de terceira geração (3G), as principais operadoras brasileiras estarão presentes para debater quais serão os impactos da banda larga sem fio no mercado de Internet e telefonia, e o evento discute as perspectivas de desenvolvimento do mercado de banda larga baseadas em plataformas 3G e WiMAX, além dos modelos regulatórios para o setor.

Há pouco mais de um ano, o acesso em banda larga por redes sem fio ("wireless") representava apenas 2% do total mundial. Hoje já atinge 18%, ou seja, 73 milhões de usuários ante 343 milhões com acesso a banda larga por redes fixas. A chegada das tecnologias que permitirão acesso à banda larga em plataformas móveis é o tema do 1º. Seminário Wireless Broadband - "A banda larga sem limites", que será realizado no dia 13 de novembro, terça-feira, no Hotel Staybridge Suítes, em São Paulo.

O evento, organizado pelas revistas Teletime e TI Inside, ocorre em um momento de importantes definições para o setor. No dia 17 de outubro, a Anatel aprovou o edital de venda das freqüências que podem ser usadas na chamada terceira geração de telefones celulares, conhecida como 3G. A entrega das propostas acontece no início de dezembro e o leilão de compra das licenças foi marcado para o dia 18 de dezembro.

O seminário, que acontece um mês antes desse importante evento, contará com a participação dos executivos das operadoras, algumas delas declaradamente interessadas no leilão. Eles apresentarão suas visões sobre os impactos da difusão da banda larga wireless no mercado e para o usuário. No painel de abertura "Os modelos para banda larga wireless no Brasil", Alexandre Fernandes, diretor de produtos e serviços da Vivo, Marcelo Frasson, diretor de planejamento de rede da Brasil Telecom, Guto Firmato, diretor executivo da Alcatel-Lucent , além da TIM, revelarão de que forma os operadores e fornecedores se preparam para a introdução dos primeiros serviços de banda larga wireless no Brasil e apontarão quais modelos devem prevalecer: 3G, 4G, WiMAX ou Wi-Fi.

Na seqüência, durante o painel "Os diferentes impactos da banda larga wireless", representantes de alguns dos principais players do mercado, como Marco Quatorze, diretor de serviços de valor agregado da Claro; Marcio Bernardi, gerente de estratégia corporativa da Oi, Caio Túlio Costa, CEO do IG discutirão de que maneira empresas de telefonia celular, Internet e outros provedores de serviços de telecomunicações sentem os efeitos da banda larga por plataformas sem fio.

O terceiro painel, "Regulamentação das redes, tecnologias e serviços", discutirá os desafios de organização das freqüências e os limites de cada serviço no mundo da banda larga wireless. Como será definida a mobilidade restrita? Que usos de espectro são mais eficientes? O que esperar do processo de licitação da terceira geração? Como o Brasil está se preparando para a quarta geração de serviços móveis? Participarão deste debate, além de Nelson Takayanagi, gerente geral da Anatel, Paulo Roberto da Costa Lima, diretor de assuntos regulatórios da TIM, José Luiz Frauendorf, diretor executivo da Neotec e representante do Ministério das Comunicações.

Além dos três painéis, o seminário também inclui quatro palestras especiais: "Wireless broadband como alternativas para a inclusão digital?", com José Geraldo de Almeida, gerente de desenvolvimento de novos negócios da Motorola; "Terminais e handsets para banda larga móvel", com Marcellus Louroza, responsável pela área de handsets da Nokia; "A convergência na casa do usuário: plataformas fixo-móveis", com Rogério Loripe, vice-presidente de redes da Ericsson e "Banda larga wireless: uma nova opção de acesso", com Paulo Breviglieri, diretor de desenvolvimento técnico da Qualcomm.

. Mais informações sobre o 1º. Seminário Wireless Broadband - "A banda larga sem limites", podem ser encontradas no endereço eletrônico: www.convergecom.com.br/eventos ou pelo telefone 0800-771-5028.| Por: AE/Business Wire Latin America

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira