Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/06/2013 - 08:38

Rapidez é a nova ordem: Programas de trainees começam a ter cara nova


Um dos maiores problemas de uma empresa, seja ela de grande ou médio porte, é encontrar as pessoas certas para trabalhar na empresa certa. Uma boa saída é organizar um programa de trainee. Diferente do programa de estágio, onde o profissional ainda não se formou e está em uma etapa de aprendizado, o programa trainee desenvolve profissionais capazes de assumir cargos de liderança com grande capacidade de gerar bons resultados. Mas, para isto a Organização precisa estar madura e preparada para receber os trainees.

Por definição, os programas de trainees iniciados nos anos 90 no Brasil são focados na busca de jovens potenciais, com perfil mais generalista ou mais técnico, dependendo da Organização, e que a médio prazo assumirão funções de destaque na Empresa. Eles devem fazer parte do processo sucessório da empresa. Desta forma, é esperado que tenham um perfil e performance diferenciado dos profissionais que hoje já estão dentro da empresa .

Ser um trainee é diferente de ser um analista ou um especialista, pelo investimento em todo projeto, por isto é esperado dele também uma performance diferenciada, por isto, um processo seletivo e de desenvolvimento especializado se faz necessário, pela natureza dos candidatos.

O método tradicional com demorados e incansáveis processos seletivos estão com os dias contatos. Os jovens candidatos estão muito mais dinâmicos e seletivos, por isso, se inscrevem em vários processos, deixando os mais demorados de lado enquanto são aprovados em outros, fazendo com que a empresa perca grandes potenciais talentos.  De acordo com uma pesquisa do Gemte Consultoria, os processos com etapas bem estruturadas e com a assessoria da consultoria, se mostram mais atrativos e geram mais engajamento pelos candidatos.

Hoje, um modelo de gestão de talentos mais rápido e que tenha mais contato com o candidato é fundamental, acredito que o modelo de gestão de pessoas vem mudando drasticamente nas ultimas décadas. As diferentes gerações têm que conviver mutuamente, e ambas devem explorar o que há de melhor em cada uma delas.

Por meio do método de gestão de trainee da Gemte Consultoria, surge no mercado uma nova maneira de seleção, com mais rapidez e mais contato com o candidato. A escolha certa das pessoas, alinhadas com as crenças e valores da organização é o que faz a diferença dentro das Empresas.

Não existe gente “boa ou ruim”, existe gente certa para cada tipo de empresa. Essa nova proposta se resume em etapas mais ágeis, sendo 60% do processo on line. O jovem necessita hoje muito mais de ferramentas interativas para ser avaliado, do que as tradicionais dinâmicas de grupo com estudos de caso. Temos hoje diferentes testes on line para buscar pessoas com o alinhamento a cultura e o valor  baseado em modernas ferramentas de interação como o IAR ( Interative Argumented Reality).

Uma forma melhor de avaliar os candidatos, na fase presencial aplicada pela Gemte Consultoria é um jogo de negócios, ele permite que os participantes se envolvam de forma lúdica apresentando seu processo de comunicação, negociação e conflitos de decisões. Nesta etapa, necessariamente os gestores da empresa participam interativamente do processo. É fundamental a presença dos gestores, pois os candidatos se identificam ou não com a empresa , fazem perguntas e gera muito mais alinhamento e adesão ao programa .

O papel dos gestores pós – seleção, integração e desenvolvimento de pessoas também é fundamental nesse processo, por isso, há também uma preparação desses profissionais com orientações, monitoramentos, e reuniões que expliquem a importância do gestor no processo de seleção, mostrando como um trainee pode ser um grande agente de mudanças. O modelo de gestão de trainees oferecido pela Gemte Consultoria fortalece o grupo de líderes para participarem ativamente desse processo, oferece apoio a área de Gente & Gestão/Recursos Humanos, garantindo imparcialidade nas avaliações e interações com os candidatos, além  do desenvolvimento adequado às necessidades da organização e ao perfil dos Trainees.

.Por: Josué Bressane Jr., sócio diretor do Gemte Consultoria.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira