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13/06/2013 - 09:21

Loducca lança plataforma de otimização de mídia e ROI em parceria com a Libring Technologies

Solução criada em parceria entre a agência brasileira e a empresa de tecnologia sediada em Boston-EUA, permite simular e otimizar a melhor distribuição da verba de mídia nos diferentes canais (offline e online).

A agência de publicidade Loducca e a empresa de soluções de Marketing Mix Optimization Libring, baseada em Boston - EUA, acaba de lançar no Brasil a plataforma MMO Compass, que permite criar cenários e simular a melhor distribuição da verba de mídia nos diferentes canais, off-line e online, levando em conta a interação entre todas as mídias.

A plataforma usa algoritmos inovadores de atribuição, otimização e alocação que permitem (1) quantificar a contribuição de cada peça publicitária, (2) otimizar o retorno a partir do uso de modelos de análise preditiva para criar cenários, e (3) alocar ou distribuir a verba nas atividades de mídia de acordo com os cenários otimizados.

A partir do cruzamento da base de dados de audiência, de vendas e do investimento em publicidade nos vários pontos de contato com o consumidor, a solução identifica as taxas de resposta a um elemento ou inserção em cada uma das mídias utilizadas.

“Essa iniciativa é o mais recente capítulo de uma longa história de análise de ROI que a Loducca tem," diz Daniel Chalfon, sócio e vice-presidente de Mídia da Loducca. "Até agora trabalhávamos no que chamamos de versão 2.0 da metodologia desenvolvida pela nossa equipe. A parceria com a Libring amplia muito as possibilidades de análise, visualização e otimização”.

“Com a MMO Compass, oferecemos a nossos clientes uma melhor compreensão da interação entre as mídias e ajudamos a planejar o investimento com a verba certa nos pontos de contato que influenciam a tomada de decisão do consumidor”, diz o engenheiro Marcelo Ballestiero, CEO da Libring.

Uma solução interativa - Como uma bússola, o MMO Compass tem uma interface amigável, que permite que dados complexos sejam facilmente compreendidos, agilizando o processo de decisão e facilitando o planejamento. Um mapa digital dá uma visão geral do investimento histórico de mídia de uma empresa e serve como a base principal de navegação dentro do sistema. O mapa mostra a distribuição de publicidade em cada mídia, o correspondente investimento em marketing, a resposta atribuída a cada campanha e por fim o ROI por país, cidade ou região. Essa divisão torna mais fácil a visualização dos mercados mais importantes para a empresa.

Ao clicar em um determinado local no mapa, o usuário visualiza um detalhamento completo do investimento para cada tipo de mídia, digital ou tradicional e em qualquer meio. O painel identifica o investimento por mídia, a atribuição de vendas, e até mesmo o retorno proporcionado. Para cada canal de mídia, essas estatísticas podem ser divididas ainda mais para mostrar os mesmos valores para veículos ou programas.

A função mais importante do sistema é a da otimização, que utiliza dados passados ??para prever como um determinado mercado irá responder aos investimentos de mídia no futuro, e, portanto, orienta a desenhar a melhor estratégia de alocação da verba de mídia da empresa.

“Este é um diferencial importante, pois fundimos dados de pesquisa de mídia dos principais institutos do país, com os dados específicos de cada cliente tornando o banco de dados de cada marca único e proprietário”, explica Chalfon.

Segundo Ballestiero, a missão da Libring é tornar a vida dos clientes mais fácil e garantir que eles possam usar e tirar proveito dos dados: “Se por um lado, a era digital permitiu o acesso rápido e irrestrito a um oceano de dados, por outro, extrair informações valiosas para alcançar os objetivos de negócio passou a ser uma tarefa necessária e bastante complexa. Queremos ajudar o cliente a navegar no mercado orientado por uma bússola que permita maximizar o investimento em marketing” afirma.

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