Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/06/2013 - 09:30

Petrobras investe para atender o mercado brasileiro de gás natural


O atendimento ao mercado brasileiro de gás natural e a integração de países da América do Sul para suprimento do continente foram os focos da palestra proferida pelo gerente-executivo da área de Gás e Energia da Petrobras, Hugo Repsold, na abertura do 14º Seminário sobre Gás Natural organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), ontem, no Rio.

Segundo a empresa, considerando a conjuntura mundial, o executivo da Petrobras vislumbra um cenário de equilíbrio entre oferta e demanda por gás natural, levando em conta a expansão da comercialização internacional de gás natural liquefeito (GNL), mas, vê importantes oportunidades na exploração e produção onshore de gás convencional e não convencional e na integração logística da América do Sul para fazer frente à crescente demanda.

Nesse sentido, Repsold destacou os esforços da Petrobras com o Programa Onshore de Gás Natural (PRON-GÁS) cujo objetivo é identificar o potencial e os custos de aproveitamento do gás natural encontrado nas bacias sedimentares terrestres brasileiras para geração termelétrica e produção de fertilizantes nitrogenados.

Repsold apontou também os esforços da Argentina na exploração do shale gas, observou que outros países do continente sul-americano também têm atuado para dar maior segurança e flexibilidade à oferta de gás natural e, no Brasil, destacou o aumento da capacidade de oferta que será propiciado com a entrada em operação do Terminal de Regaseificação da Bahia (TRBA) no segundo semestre deste ano.

Com esse terminal, a capacidade de regaseificação de gás natural do Brasil saltará dos atuais 27 milhões de m³/dia nos terminais de Pecém (CE) e Baía de Guanabara (RJ) para 41 milhões de m³/dia.

Em outra vertente, explicou Repsold, a Companhia vem atuando para aumentar sua capacidade de processamento e movimentação de gás natural, bem como, para garantir o aproveitamento do gás na produção de fertilizantes – mercado em expansão no Brasil.

Em sua palestra, Repsold disse ser desejável que se reconheça o valor da geração termelétrica para a economia do País, bem como a importância do gás natural nesse processo. O Parque Termelétrico Petrobras tem, hoje, capacidade para gerar 6.637 MW. Com a entrada em operação da Usina Termelétrica Baixada Fluminense, no município de Seropédica (RJ), em 2014, com 530 MW de capacidade instalada, a capacidade total desse Parque chegará a 7.167 MW.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira