Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/06/2013 - 10:12

A corrida está lhe fazendo bem?


Quando desejamos agregar qualidade de vida ao nosso dia a dia, o primeiro pensamento que vem a mente é se policiar para começar a praticar uma atividade física. Ultimamente, o exercício mais usado para servir de ponto de partida para o bem-estar é a caminhada, que, com o tempo, pode se transformar em corrida. O que mais para frente pode culminar até mesmo na participação de alguns eventos da modalidade.

A corrida realmente possui vínculo positivo para o organismo. Seus benefícios vão além de parte física, alcançam também a autoestima e coloca em prática o trabalho da interação, pois existem vários grupos de corrida (e de caminhada) que treinam em parques e lugares apropriados que unem diferentes sexos e idades. Ou seja, nada contra correr por aí e esperar pelos resultados, não é mesmo? Eis a questão...

O problema é que boa parte das pessoas que começaram suas corridinhas de leve, alcançaram boa resistência e já observam melhorias, trouxeram o esporte para um patamar arriscado: a “obrigatoriedade” diária. Pois é, não que isso seja extremamente ruim, porém, existe a comparação vida de atleta e vida de praticante.

O praticante que esquece suas limitações e parti em busca de algo a mais dentro do seu treino pode estar contribuindo para o começo de um ciclo de malefícios, colocando o corpo, no cotidiano, à prova de situações de desgaste intenso. Sem contar no ímpeto do “ok”. Isso quer dizer: “estou bem, não preciso de acompanhamento de um professor de educação física que me ajude a manter um treino seguro”. Errado!

Não é por aí... É fundamental o acompanhamento de um especialista para te orientar e transmitir as coordenadas para que seu treino seja bom em termos de tempo e quilômetros. Agregado a isso, que em paralelo seja assegurada a fiscalização da saúde, certo. Antes que aparecem lesões no joelho, pé, ombro, coluna, tendinites e distensões musculares, entre outras. Fora a elevação dos batimentos cardíacos...

Vale ressaltar, o atleta profissional tem seus patrocinadores, médicos individuais, alimentação regrada etc. E, mesmo assim, também sofre os suas lesões e são orientados a não ultrapassar a faixa da segurança.

Portanto, não fica aqui um “pare de correr”. Fica um puxão de orelha para parar, refletir e saber se o seu limite está sendo garantido. A corrida faz muito bem, porém, se praticada com um primordial objetivo: manter-se saudável.

Por: Márcio Aldecoa, professor de educação física desde 1988, quando recebeu graduação da Faculdade de Educação Física do ABC. Em 2005 fez pós-graduação em Ginástica Especial Corretiva na UniFMU e em 2007 fez pós-graduação em ergonomia, na Universidade Gama Filho.

Aldecoa é diretor de uma empresa que presta serviços de qualidade de vida ao mercado corporativo há 11 anos, e coleciona cases com importantes empresas nacionais e internacionais. O profissional também realiza atividades voltadas para difusão de informações de bem-estar com grupos na região do ABC Paulista, em São Paulo.

Em 2012, inaugurou canal no Youtube [http://www.youtube.com/user/LIFEPQVSCS?feature=mhee] com suas participações em programas de TV e com dicas de saúde, que envolvem atividades físicas e alimentação.[www.lifepqv.com.br]

Sobre a Life PQV – A Life PQV é especializada em prestação de serviços ligados à qualidade de vida para o mercado corporativo e Poder Público que inclui ações como Ginástica Laboral, academias corporativas e avaliações ergonômicas, entre outras.

Com sede em São Caetano do Sul, a empresa atua há 12 anos e tem colecionado cases corporativos com programas internos de saúde para prevenção de acidentes de trabalho, maior produtividade e redução de problemas ligados ao afastamento de funcionários, entre outras questões trabalhistas. A Life tem na lista de clientes nomes como Coop (Cooperativa de Consumo), Kostal Eletromecânica, Adria Alimentos, Espro (Associação de Ensino Social Profissionalizante) e APV South América, entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira