Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/06/2013 - 10:12

NutronBeef Start! - Nutrição eficaz para a fase de adaptação em confinamento


Nutron Alimentos lança solução que maximiza o CMS com segurança e minimiza os impactos do estresse, durante a Feicorte São Paulo.

Antes de adentrarem aos currais de engorda, os animais, na grande maioria das situações, são submetidos a situações de estresse, seja nos tatersais dos leilões, durante o transporte, ou no processamento no confinamento, ou mesmo na fazenda de origem, quando são submetidos a uma condição nutricional desfavorável. Portanto, passam por períodos de restrição alimentar aguda, ou seja, de curta duração, mas que causam alterações fisiológicas importantes nos animais. Hudson Castro, Gerente Nacional de Negócios de Bovinos de Corte na Nutron Alimentos, explica que “a fase inicial do confinamento, chamada de adaptação, representa um dos pontos críticos da atividade, especialmente no Brasil, em que o período de tempo que os animais permanecem no cocho ainda é relativamente pequeno. E o que acontece na adaptação se reflete durante todo o restante do processo. Ou seja, animal que foi mal adaptado terá consequências duradouras até o dia em que for submetido para o abate.”

Castro completa que neste caso, maior preocupação deve ser dada ao manejo nutricional dos animais, de forma a obter consumo constante e previsível, com menor variabilidade, e, consequentemente, menor incidência de distúrbios metabólicos. Assim, a fase de adaptação torna-se imprescindível, sendo definida como o tempo em que um conjunto de ações de manejo nutricional é tomado até o ponto em que o animal pode ser alimentado com uma determinada dieta, sem apresentar efeitos adversos, em um nível de consumo que causaria acidose em um animal não adaptado. Independentemente do protocolo de adaptação empregado, que podem ser vários, o mais importante é obter, o mais rápido possível e de forma segura, padrão de consumo crescente e consistente.

“Devem-se tomar medidas necessárias para minimizar qualquer fonte de estresse aos animais, no sentido de permitir que apresentem, logo nos primeiros dias, comportamento ingestivo normal, sendo sempre monitorado por ferramentas auxiliares, como manejo de cocho e escore de fezes, estabelecidos para aferir se o período de adaptação está sendo conduzido de forma condizente com o planejado”, afirma o gerente.

Pensando nisso, a equipe de bovinos de corte da Nutron Alimentos idealizou um núcleo específico para a fase de adaptação, o NutronBeef Start! Trata-se de um produto, que associado a boas práticas de manejo do confinamento, permite que os animais sejam adaptados da melhor forma possível, atingindo o pico de consumo mais cedo, e com ótima saúde ruminal. A Nutron lançará o produto durante a Feicorte São Paulo.

Enriquecido com microminerais específicos e vitaminas, além de aditivos alimentares em doses ótimas, permite que o sistema imunológico seja reforçado, ajudando na mais pronta recuperação dos animais ao estresse a que são submetidos previamente à entrada nos currais de engorda. Também resultam em maior digestão da fibra, uma vez que as dietas de adaptação são mais ricas em forragem, e quanto maior a digestão da fibra nessa fase, melhor o consumo e maior o aporte de nutrientes. A modulação do consumo e a saúde ruminal também são otimizados com o núcleo, já que contém em sua composição aditivos que previnem o acúmulo de lactato no rúmen, uma vez que sua produção é inibida, além de ser utilizado por bactérias fermentadoras de lactato, que tem seu crescimento estimulado por fatores de crescimento presentes em um dos ingredientes empregados. Por fim, o núcleo permite minimizar a lipólise, ou seja, a mobilização de gordura, que ocorre naturalmente em animais debilitados, seja por estresse ou mal manejo nutricional, permitindo que retomem o crescimento e a deposição de tecidos o mais rápido possível. Associado a isso, a resposta à insulina é amplificada, permitindo que o músculo se torne sensível o suficiente para aumentar a síntese protéica, que culminará em maior ganho de peso.

Hudson Castro explica que “uma adaptação bem conduzida tem impacto no resultado de todo período de terminação. A receita adicional de uma boa adaptação é da ordem de R$ 7,00 por cabeça, ou seja, além de melhor desempenho em ganho, teremos aumento de rentabilidade, foco de todo esforço empregado nesses primeiros de 21 dias. Portanto, para que o confinamento tenha um final feliz, é essencial que tenha um ótimo começo. E ótimo começo é atingido com a tecnologia NutronBeef Start!”

Castro finaliza dizendo que o produto modula o consumo, minimiza a Acidose, aumenta a digestibilidade e melhora a saúde do animal. Com isso, os principais benefícios alcançados são maior GPD, melhor eficiência alimentar e melhor rentabilidade para o produtor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira