Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/06/2013 - 09:43

Nova tecnologia permite a realização de exames de ressonância em pacientes com desfibriladores implantados

Novidade trazida pela biotronik, com exclusividade para o Brasil, permite aos pacientes se submeterem a um exame diagnóstico de alta resolução, que até então era uma contra-indicação absoluta para portadores de CDIs.

Mais de 5 mil implantes de desfibriladores são realizados por ano no Brasil. A Biotronik, uma das principais empresas mundiais de tecnologia médica, traz para o País uma novidade que pode significar um ganho de qualidade de vida aos portadores de Cardioversores Desfibriladores Implantáveis. A líder do mercado brasileiro no setor desenvolveu os primeiros CDIs com a tecnologia ProMRI, condicionais para ressonância magnética. Trata-se de uma tecnologia inédita, que permite aos pacientes se submeterem a esses exames de alta resolução, que possibilitam ao médico realizar um diagnóstico correto e, consequentemente, escolher o melhor tratamento para o paciente. Os desfibriladores são utilizados em pacientes que sofrem de determinadas arritmias cardíacas que podem provocar morte súbita.

Mundialmente, segundo dados da OMS, a população de pacientes que necessitam de um CDI cresce a uma taxa de 10 a 15% ao ano. No Brasil, em 2012, foram implantadas pouco mais de cinco mil unidades destes equipamentos - número irrelevante se comparado com EUA e países Europeus - os CDIs seriam uma via de tratamento para os 250 mil casos de morte cardíaca súbita que acontecem no Brasil anualmente. No ranking entre os dez países com maior incidência de morte por doença cardíaca, ocupamos a 9ª posição.

Os médicos estimam que aproximadamente de 50% a 70% dos pacientes portadores de dispositivos cardíacos implantáveis tenham indicação para um exame de ressonância magnética. Estes mesmos pacientes fazem parte da população que tem mais chance de necessitar de um exame de ressonância magnética em sua vida: os idosos. Ao mesmo tempo, com o envelhecimento populacional, a necessidade de diagnósticos mais precisos de traumas e doenças também cresce anualmente cerca de 10%, por ser este um exame indicado em casos de traumas ortopédicos, aneurisma (derrame) e outros problemas no cérebro, doenças do coração e câncer, por exemplo. É comum idosos sofrerem estes traumas e/ou doenças em maior proporção.

Os primeiros implantes de CDIs com a nova tecnologia já foram realizados com sucesso no Brasil. Em São Paulo, no InCor/SP, a primeira operação será realizada nesta semana, pelo cirurgião cardiovascular Roberto Costa, Professor Livre-Docente da Disciplina de Cirurgia Cardiovascular da Faculdade de Medicina da USP e Diretor da Unidade Cirúrgica de Estimulação Elétrica e Marcapasso do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP. “Esta tecnologia é o conceito que vai se firmar a partir de agora”, afirma o cirurgião. A paciente, de 55 anos, já teve uma parada cardíaca e necessita do aparelho para evitar que ela sofra outras paradas, viva com saúde e mantenha sua a qualidade de vida.

“Permitir ao portador de CDI realizar um exame como esse é a inovação mais importante e útil dos últimos quinze anos. Os produtos Lumax 740 ProMRI marcam uma era inovadora em tecnologia de dispositivos cardíacos implantáveis“, comenta Daniel Santos, diretor geral da Biotronik.

Linha Completa de Produtos -A Biotronik é a primeira empresa do mundo que possui a linha completa de CDIs e marcapassos com a tecnologia ProMRI. Além de oferecer ao mercado médico os primeiros cardioversores desfibriladores e marcapassos que permitem acesso a exames de ressonância, a empresa oferece opções terapêuticas únicas, como o Home Monitoring®, que permite a monitoração remota das arritmias e do próprio funcionamento do sistema implantado. Estudos mostram que a utilização do Home Monitoring® da Biotronik permite a detecção precoce de fibrilação atrial e reduz significativamente, o número de internações bem como de choquesinapropriados.

Perfil - A Biotronik é líder no mercado europeu em tecnologia médica, fornecendo soluções cardiovasculares de ponta nos campos de gerenciamento de ritmo cardíaco, eletrofisiologia e intervenção vascular em todos os continentes. Desde a sua origem, em 1963 com o desenvolvimento do primeiro marcapasso alemão pelo Prof. Max Schaldach, milhões de dispositivos já foram implantados em todo o mundo. Além de melhorar o dia-a-dia na vida dos pacientes, a Biotronik apresenta um papel importante na prevenção de doenças cardiovasculares. Tudo isso graças à extensa pesquisa e desenvolvimento.

A Biotronik emprega 5600 profissionais e conta atualmente com uma rede de distribuição internacional presente em mais de 100 países. Possuímos uma riqueza de talentos em desenvolvimento, e contamos com profissionais nas áreas de pesquisa, desenvolvimento, distribuição e suporte ao cliente em todos os cantos do mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira