Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/06/2013 - 09:55

Sutaco cadastra índios artesãos

Ação vai ensinar indígenas a gerir o próprio negócio.

Na manhã do dia 14 de junho (sexta-feira), a Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades(Suaco) realizou o cadastramento dos índios das aldeias Tekoa Ytu e Tekoa Pyau. Ambas de etnia Guarani M’byá, as aldeias ficam próximas ao Pico do Jaraguá, zona oeste de São Paulo.

Cerca de 20 artesãos foram cadastrados pelos técnicos da Sutaco, autarquia da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT). O projeto foi possível graças à parceria entre a Sutaco, Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), programa da Secretaria de Estado da Agricultura.

“Com o cadastro, além de participarem dos cursos de qualificação e reciclagem promovidos pela SUTACO, esses artesãos poderão emitir notas fiscais na venda de seus produtos. Isso oferece novas oportunidades de negócio, além de ajudá-los a regularizar a profissão”, afirma Isabela de Moraes, do setor de cadastro da Sutaco.

Balaios, cestarias, chocalhos, zarabatanas, arco e flecha, pau de chuva, animais entalhados em madeira e bijuterias fazem parte do artesanato produzido nas aldeias. Todos os objetos são confeccionados a partir de materiais extraídos da natureza como caixeta, taquara, cipó embé, sementes e miçangas.

A diretora técnica da Sutaco, Marlene Augusta dos Santos, reforça a importäncia do cadastramento. “Apesar das particularidades culturais, nós estamos conseguindo introduzir esses índios em eventos como o Circuito Ecofeiras, realizado nos parques do Estado. Nas edições passadas, foram reservadas cinco tendas para que eles expusessem, comercializassem seus produtos e lidassem com o público”, finalizou.

Sutaco-Criada em 1970, a Sutaco oferece oportunidades de geração de renda aos artesão das comunidades de São Paulo. A autarquia também resgata as formas tradicionais de expressão do povo paulista, o "saber fazer" de pessoas e comunidades das mais diversas características, e acompanha as tendências atuais da produção artesanal.

Após avaliar, classificar e quantificar a produção do artesão, a Sutaco faz o cadastro do artista e emite uma carteira de identificação que o credencia como profissional de artesanato.

A exposição e venda do produto artesanal em pontos de venda permanentes e nos eventos, nacionais e internacionais, além de proporcionar renda aos credenciados, ajuda na divulgação do trabalho dos artesãos e do artesanato paulista.

A Sutaco possui convênio com cerca de 200 municípios de São Paulo e mais de 76 mil carteiras já foram emitidas. Para adquirir peças do artistas credenciados, a Sutaco possui dois endereços - uma loja no Centro da capital paulista e outra na estação do metrô Vila Madalena. [ww.sutaco.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira