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18/06/2013 - 10:33

Dias dos namorados registra 1% de aumento no fluxo de clientes

No entanto os números são melhores se comparados a 2011/2012, quando houve uma queda de 9%. O destaque deste ano foi para o Setor de Comunicação e Eletrônicos que acompanhou as previsões iniciais de crescimento da ordem dos 8% em relação ao ano anterior.

São Paulo– Como de costume, o brasileiro tem por hábito deixar suas compras para a última hora. No final de semana que antecedeu a data houve um pico no fluxo de clientes que chegou a 20% de crescimento apenas no sábado. Depois houve a estabilização e até uma leve queda, como demostra o gráfico abaixo:

Os dados são da Virtual Gate, que fornece soluções para o varejo, e apontam que os números são melhores se comparados aos anos anteriores. De 2011 para 2012 houve uma queda de 9% no fluxo de clientes, enquanto que de 2012 para 2013 houve um crescimento de 1%. Em 2013, lojas de shopping e de rua incrementaram suas vendas em 1% e 2%, respectivamente, em comparação ao mesmo período do ano passado. Para a pesquisa foram analisados dados de 752 pontos de vendas no território nacional, divididas entre os segmentos de “Tecidos, vestuário e calçados” e “Equipamentos e materiais para escritório, informática e de comunicação” durante o período de 21/maio a 12/junho de 2011 a 2013.

Ao analisarmos os dados por segmento, podemos observar que o Setor de Vestuário cresceu 1,3% em comparação a 2012. No entanto, o Setor de Comunicação e Eletrônicos cresceu 8,2%, índice muito próximo dos 8,6% estimado previamente. Vale lembrar que entre 2011 e 2012 este setor registrou uma redução de 4%.

Como explica a diretora geral da empresa, Heloísa Cranchi, tais índices são justificados pela desaceleração do movimento nas lojas no último final de semana que antecedeu a data. “O primeiro período analisado, de 21 de maio a 05 de junho de 2013 apontava um crescimento no fluxo de clientes de 5% na comparação com ano anterior, demonstrando que a tendência na quantidade de shoppers até dia dos namorados em 2013 seria maior que o registrado em 2012. De fato, foi maior, mas ainda assim ficou assim aquém das expectativas dos lojistas”, diz.

Graças à tecnologia de captura de informações por meio de câmeras (vídeo-analytics), a Virtual Gate, empresa do Grupo Plastrom, oferece serviços e soluções diferenciadas, entre os quais se destacam a análise especializada das informações apuradas pelos sistemas e da taxa de conversão, ajudando na construção de resultados para seus clientes. Conhecendo a sua curva de fluxo, o varejista pode preparar as lojas para melhor atender o cliente neste período, assim como em outras datas comemorativas que estão mapeadas pela sazonalidade de vendas, e com certeza irá se surpreender com os resultados alcançados.

Quando o lojista monitora o fluxo e a taxa de conversão de cada ponto de venda individualmente, ele sabe se suas estratégias estão funcionando ou se algo precisa ser alterado ou melhorado. “Com tudo isso, o varejista passa a ter informações que o auxiliam a tomar as melhores decisões estratégicas, que, com certeza, irão refletir num melhor atendimento ao cliente”, conclui a executiva.

Entre seus clientes estão grandes varejistas, como: mercado em geral, como C&A, Pernambucanas, Vivo, Telhanorte, Leroy Merlin, Livraria Cultura,Cybelar, Shoestock, Nokia, Via Uno, Reebok, Cantão, Redley, L'Occitane, Lacoste, Kate Spade entre outros.

Perfil - A Virtual Gate fornece aos varejistas soluções que impactam diretamente no aumento do faturamento de suas lojas. Por meio da gestão do fluxo de consumidor e da taxa de conversão, há 10 anos a empresa utiliza a tecnologia (câmeras vídeo-analytics) para a contagem de clientes de forma confiável e precisa. Graças à análise especializada das informações apuradas pelos sistemas e da taxa de conversão, novas estratégias de marketing e administrativas podem ser adotadas de forma a garantir o sucesso das vendas e margem de lucro para o varejista. A empresa possui, ainda, uma consultoria especializada para auxiliar clientes na adoção de melhores soluções para o negócio. A Virtual Gate é uma empresa do Grupo Plastrom (www.plastrom.com.br), presente há mais de 20 anos no mercado varejista, atuando como provedor de soluções tecnológicas para gerenciamento de fluxos de materiais e pessoas no varejo. Além da Virtual Gate, fazem parte do grupo as empresas Sensormatic, ImediaData e Rayton. Entre alguns de seus clientes estão: C&A, Pernambucanas, Vivo, Livraria Cultura, Cybelar, Via Uno, Shoestock, Cantão, Reebok, Adidas, L'Occitane. | www.virtualgate.com.br.

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