Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/11/2007 - 12:44

Jornalista e Paulus Editora resgatam obra de filósofo brasileiro

O lançamento oficial da obra acontece na Livraria da Vila - Lorena, no dia 21 de novembro, das 20h às 22h, à Alameda Lorena, 1731.

Um pensador que deixou mais de cinqüenta volumes publicados, tratando de quase todos os temas da Filosofia, da Ética à Filosofia Social, passando pela Metafísica e pela Estética. Não estamos falando de Aristóteles, de Immanuel Kant ou de Arthur Schopenhauer. Não. Seu nome é Mário Ferreira dos Santos e ele é bem brasileiro. Esquecida por muitos, mas não para o jornalista e pesquisador Luís Mauro de Sá Martino, a PAULUS Editora lança Lógica e Dialética – Lógica, Dialética, Decadialética.

“O primeiro contato com a obra de Mário Ferreira dos Santos foi visual”, relata Luís Mauro, responsável pela introdução e notas do livro. “Nas lojas de livros usados seus livros costumam ficar sempre enfileirados, e o número de obras escritas pela mesma pessoa sempre atraiu a curiosidade. Um dia tomei coragem, comprei um - justamente o "Lógica e Dialética" - e então descobri um universo inteiro de conhecimento”, relata.

Ainda segundo Luís Mauro, Lógica e Dialética “chama a atenção por ser um livro que ensina a disciplinar o pensamento - e, com isso, ser mais atento, mais coerente, mais perspicaz. Ao mesmo tempo, mostra a primeira grande criação conceitual de Mário, a "decadialética", um método de dez categorias para analisar qualquer problema”.

O livro foi publicado pela editora Logos, do próprio Mário, em 1954, mas estava fora do mercado há pelo menos 40 anos, desde que ele morreu, em 1968. Ao reeditá-lo, a PAULUS Editora aposta no pensamento nacional colocando à disposição dos leitores um pensador de primeira linha. Descartes disse uma vez que pensar sem ter um método é como procurar um tesouro sem ter um mapa. Lógica e Dialética seguramente é um desses mapas que irá conduzir o leitor a reflexões e teorias instigantes e sólidas.

Mário Ferreira dos Santos, filósofo brasileiro nascido em Tietê, São Paulo, em 3 de janeiro de 1907 e falecido em 11 de abril de 1968, licenciou-se em Direito e Ciências Sociais na Universidade de Porto Alegre. Em 1947 mudou-se para São Paulo, dedicando-se exclusivamente à Filosofia. Publicou uma coleção com o título de “Enciclopédia de Ciências Filosóficas e Sociais”, em 45 volumes, em parte com caráter teórico, em parte histórico-crítico. Entende a filosofia como ciência e sabedoria dos princípios. É concreta porque nos faz conhecer a própria realidade das coisas em suas íntimas raízes, e não tem por objeto idéias a priori; deve ser construtiva, não puramente crítica e negativa; ela é apodíctica, não s&oacut e; problemática e provável. Mário Ferreira dos Santos se esforçou por formular uma Filosofia que, embora ficando sempre aberta a novos problemas, fosse ao mesmo tempo, de nome e de fato, “perene” e “ecumênica”.

Luís Mauro Sá Martino é jornalista, pós-graduado em Teoria da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero e doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica – PUC São Paulo. É professor da Faculdade Cásper Líbero e da Universidade São Judas.

. Coleção: Filosofia, com acabamento em brochura, formato: 16 x 23 cm – 304 páginas – preço: R$ 30,00. Áreas de interesse: Filosofia, Educação, Ciências Humanas. Público-alvo: filósofos, educadores, professores e estudantes de Ciências Humanas, estudantes de outras disciplinas afins e interessados no assunto.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira