Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/11/2007 - 12:44

Administração estratégica e vantagem competitiva

Colocando os recursos internos da organização como os potencializadores de vantagem competitiva sustentável, em vez de o ambiente externo, a obra, lançada pela Pearson Education, sob o selo Prentice Hall, Administração estratégica e vantagem competitiva, apresenta um elemento inédito e revolucionário: Um modelo integrador chamado VRIO (sigla que representa ‘valor’, ‘raridade’, ‘imitabilidade’ e ‘organização’), que parte de quatro questões que se deve fazer sobre um recurso ou capacidade para determinar seu potencial competitivo: . A questão do valor: O recurso permite que a empresa explore uma oportunidade e/ou neutralize uma ameaça?

· A questão da raridade: O recurso é atualmente controlado por apenas um pequeno número de empresas concorrentes?

· A questão da imitabilidade: As empresas sem esse recurso enfrentam problemas de custo para obtê-lo ou para desenvolvê-lo?

· A questão da organização: As outras políticas e processos da empresa estão organizados para apoiar a exploração de seus recursos valiosos, raros e custosos de imitar?

Além dessa abordagem inovadora o livro de Jay B. Barney e William S. Hesterly, apresenta diversos quadros, uma série de questões e problemas e estudos de caso que enfocam empresas brasileiras, como Hospital Israelita Albert Einstein, Aché e Marcopolo — elementos que auxiliam o leitor a pensar de maneira crítica e a entender os conceitos apresentados. Outra ferramenta muito útil é o site de apoio (www.prenhall.com/barney_br), que oferece uma série de recursos importantes tanto para professores quanto para alunos.

Ideal para cursos de graduação, pós-graduação e MBAs, Administração estratégica e vantagem competitiva é também muito útil aos profissionais da área que querem se diferenciar.

Os autores: Jay B. Barney é professor de administração e detentor da cadeira Bank One Chair em Administração Estratégica na Fisher College of Business, da Ohio State University. William S. Hesterly é professor de administração na David Eccles School of Business, da Universidade de Utah.

Perfil da Pearson - A Editora Pearson está presente em 50 países, oferecendo conteúdo de qualidade para estudantes e instituições de ensino em 13 idiomas. Instalada no Brasil desde 1996, a Pearson publica livros nas áreas de ensino da língua inglesa, com o selo Longman; informática, com o selo Makron Books; negócios, com o selo Financial Times/Prentice Hall, e universitária, com os selos Prentice Hall e Addison Wesley.| 352 páginas, Selo: Prentice Hall, por R$ 89,00.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira