Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/06/2013 - 11:09

Quanto vale o Homem de Ferro?

Há algumas semanas, foi divulgado que Robert Downey Jr. recebeu 50 milhões de dólares pelo papel de Tony Stark, o Homem de Ferro, em Vingadores - The Avengers. Parece muito dinheiro (e é!), mas matematicamente faz todo o sentido.

Downey Jr. estava em baixa quando assinou o seu contrato para o primeiro filme da Marvel Studios. O ator vinha de uma série de problemas pessoais e passagens por clínicas de reabilitação. Por outro lado, a empresa conhecida mundialmente pelas histórias em quadrinhos estava preparando a estreia em uma nova mídia e, o que era pior, sem poder contar com seus personagens mais conhecidos, uma vez que Homem-Aranha, X-Men e O Quarteto Fantástico têm os direitos "presos" a outros estúdios. A Marvel resolveu, então, apostar em um herói da segunda divisão, um sujeito arrogante e muito menos conhecido pelos não leitores de HQs, o Homem de Ferro.

O sucesso de bilheteria foi imediato, US$ 98 milhões no fim de semana de estreia nos Estados Unidos. No total, o filme arrecadou 585 milhões de dólares ao redor do mundo, superando com folga o orçamento, estimado em 140 milhões. A sequência veio dois anos depois e fez 128 milhões na estreia e somou 624 milhões nos cinemas do planeta.

A partir dai vieram os filmes dos Vingadores e Homem de Ferro 3, ambos quebrando com extrema facilidade a barreira de 1 bilhão de dólares nas bilheterias mundiais e se posicionando no top 5 dos filmes mais rentáveis de todos os tempos, atrás apenas de Avatar e Titanic (ambos do diretor James Cameron) e ensanduichando o último Harry Potter na quarta posição (por enquanto).

Todo este dinheiro vem apenas do que o filme arrecadou com os bilhetes de cinema. Para fechar o balancete final, é preciso ainda contar as vendas em DVD, Blu-ray, direitos para exibição nas TVs paga e aberta e, claro, os produtos licenciados, incluindo aí a própria revista em quadrinhos que inspirou tudo isso. O Homem de Ferro tem hoje um destaque muito maior do que jamais teve. Passou para a elite dos super-heróis e muito disso se deve ao rosto que a Marvel contratou para personificar este gênio, bilionário, playboy e filantropo: Robert Downey Jr.

50 milhões de dólares é muito dinheiro? Não para a Marvel, que já lucrou muito mais do que isso. E nem para Tony Stark, dono de uma fortuna virtual estimada pela Forbes em 8,8 bilhões de dólares.

.Por: Marcelo Forlani, editor do Omelete, portal de conteúdo de entretenimento inteligente. | www.omelete.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira