Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/06/2013 - 08:48

Empresa graduada pela ESALQTec recebeu prêmio de Mérito Ambiental


Sergio Barbosa (ESALQTec), Gustavo Lucchesi Rodrigues (Notox) e Marisa A.B. Regitano d'Arce, vice diretora da ESALQ

O Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental, instituído em 1995, homenageia, anualmente, a empresa industrial, extrativa, manufatureira ou agroindustrial com maior destaque na implementação de projeto ambiental, com resultado significativo para a melhoria da qualidade do meio ambiente.

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) entregou, em 6 de junho, o Prêmio de 1º lugar em Mérito Ambiental na categoria micro e pequena empresa para a empresa Notox Indústria e Comércio de Biolubrificantes, de Piracicaba (SP). Entre as médias e grandes empresas, o prêmio ficou com a Gerenciamento de Resíduos Industriais – GRI de Americana-SP, que faz parte do grupo Solvi.

Com o projeto “Pesquisa, desenvolvimento e formulação de biolubrificantes, contratipos estes aos de lubrificantes industriais à base de derivados de petróleo ‘não-recolhíveis’, comercialmente mais utilizados”, a Notox fez com que o efluente gerado a partir de emulsões de óleos com base vegetal se tornasse mais fácil de ser tratado. Isso resultou em menor gasto de reagente, facilitando o tratamento biológico da água resultante do processo de separação do óleo, dispensando a correção de pH no final do processo.

O assessor da diretoria da Notox, João Adolfo Ponchio, representou a empresa na cerimônia de premiação. “É uma alegria muito grande receber esse incentivo ao nosso trabalho, o que é muito importante para uma microempresa que enfrenta tantas dificuldades. É motivo de muito orgulho para nós”. Para o proprietário da Notox, Gustavo Lucchesi Rodrigues, o prêmio consolida a oportunidade de negócio observada no início da empresa. “É muito gratificante ser premiado pela visão que tivemos seis anos atrás de começar um negocio ainda desconhecido no mercado de grandes petrolíferas e acreditar que seria contraditório a cadeia produtiva dos biocombustíveis como etanol e biodiesel utilizar lubrificantes à base de petróleo”. Lucchesi Rodrigues reforçou ainda que ter nascido na ESALQTec contribuiu com este reconhecimento. “Nossa marca cresceu atrelada à confiabilidade da ESALQTec Incubadora Tecnológica”.

A Notox, empresa graduada pela ESALQTec – Incubadora Tecnológica, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), atualmente encontra-se na categoria “Aceleração de Empresas”.

Ligada à área da tecnologia de lubrificação industrial, a Notox foca seu trabalho na substituição dos derivados de petróleo hoje utilizados pelo mercado. A empresa pretende substituir, por completo, os lubrificantes industriais utilizados por produtos não tóxicos aos operadores e ao meio ambiente, sem perder a eficiência. De acordo com representantes da empresa, pesquisas, novas tecnologias e matérias primas são conduzidas pela Notox com o intuito de desenvolver novos produtos (geração de propriedade intelectual), que atendam o mercado nascente da indústria de biolubrificantes. [www.esalq.usp.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira