Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/06/2013 - 09:22

Comércio Legal promove rodada de créditos no Morro dos Macacos, em Vila Isabel


Programa da AgeRio e do Sebrae-RJ fomenta empreendedorismo em comunidades pacificadas.

Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo local e fornecer crédito para melhoria dos estabelecimentos e da qualidade de serviços prestados nas comunidades pacificadas, o projeto Comércio Legal promoveu no dia 18 de junho (terça-feira), a primeira rodada de créditos com instituições financeiras na Vila Olímpica do Morro dos Macacos, em Vila Isabel.

A ação, que contou com o apoio do Sebrae/RJ e da Agência Estadual de Fomento (AgeRio), realizou atividades que contribuíram para a formalização do comércio e consolidação da economia das comunidades. A rodada, que já é desenvolvida nos morros São Carlos, Providência e Coroa, é a primeira de uma série que acontecerá nos próximos dias 20 e 28 de junho e 3 de julho, nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) Vila Cruzeiro, Manguinhos e Jacarezinho, respectivamente.

Outro fator que impacta no crescimento econômico é o programa de microcrédito Fundo UPP Empreendedor da AgeRio, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que oferece crédito aos empreendedores das comunidades pacificadas.

– Esse programa, que tem uma taxa de juros bem abaixo do mercado, é uma ferramenta muito importante para a comunidade. O investimento pode ser feito em capital de giro, aquisição de mercadorias ou equipamentos – afirmou o analista de desenvolvimento da AgeRio, Bruno Bravo.

Mais de nove mil microempresários assistidos-As estratégias de atendimento do Sebrae visam descobrir a vocação econômica das comunidades, garantindo acompanhamento nas ações de formalização do negócio, capacitação, acesso a mercado e crédito. A previsão é de que mais de nove mil microempresários sejam assistidos até o fim do ano, em 25 comunidades pacificadas.

– Aqui no Macacos há uma grande vocação para a gastronomia e beleza, então nós trabalhamos noções de manipulação de alimentos, atendimento ao cliente, controle financeiro, compras, vendas e planejamento. Bares, mercearias e salões de beleza são atividades bem recorrentes, pela facilidade de desenvolvê-las em casa – explicou a analista de empreendedorismo em comunidades pacificadas, Fabiana Ramos.

Para o comandante da UPP do Morro dos Macacos, capitão Felipe Barreto, o envolvimento do Grupo de Polícia de Proximidade em Apoio ao Comércio (GPPAC) aumenta a confiança dos moradores.

O comerciante local Onildo Crispim, há quase dois anos formalizado como pessoa jurídica, aproveitou a oportunidade para abrir uma nova linha de crédito e implantar o sistema de máquina de débito em sua mercearia.

– Aproveitei a facilidade, porque estou pensando em ampliar ainda mais meu negócio. Para acompanhar as vendas, já estou de olho em uma máquina de sorvete para o verão – disse o comerciante. |. Clarissa Barcellos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira