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19/06/2013 - 09:42

Lojista, invista em treinamento

A força dos balconistas e um bom marketing de relacionamento com profissionais farão sua loja pintar como referência na região.

As lojas de tintas em todo o País enfrentam, cada vez mais, a concorrência das grandes redes de materiais de construção. Muitas vezes esses estabelecimentos oferecem estacionamentos, áreas compartilhadas com supermercados e shoppings, entre outras comodidades. Porém, a loja especializada em tintas sai na frente das grandes por ter a visão e a proximidade do consumidor.

É uma empresa com potencial para ajudar o cliente a resolver problemas e dificuldades com pinturas em sua casa.

Quem melhor do que a loja de tintas para indicar o melhor processo ou produto para alguém indeciso? Mas para atender bem a este tipo de demanda, que pode fidelizar ou afugentar de vez o cliente, o lojista precisa de um aliado estratégico: a indústria. Deve saber tirar o melhor desse relacionamento que são os cursos e treinamentos para suas equipes e também para a clientela de profissionais do estabelecimento, como arquitetos, pintores, entre outros. Somente com treinamento periódico e bem estruturado uma revenda se diferencia em relação aos concorrentes. Ofereça soluções, processos de pintura e produtos de qualidade para cada situação enfrentada pelo consumidor. A loja estará junto dele em todos os momentos da obra, não só na hora da fatura.

Explorar a ferramenta do treinamento – seja ele pela manhã, tarde ou noite – é uma das primeiras dicas não só para vender mais e melhor, mas para comercializar produtos de maior valor agregado. Na ponta, esta categoria de mercadorias agrega valor à própria loja. Normalmente, as indústrias investem nas suas áreas técnicas para oferecer treinamento de equipes. É uma estratégia empresarial que aposta na troca de informação e no conhecimento para aumentar o relacionamento com as revendas. Lojas parceiras de indústrias capacitadas ganham melhor qualificação e visibilidade no mercado, aos olhos de clientes, parceiros e dos próprios concorrentes.

Gerar e estimular relacionamentos, por exemplo, com pintores que atuam na região do estabelecimento comercial atrai movimento. Disponibilizar conhecimento técnico e produtos de qualidade melhora o resultado final diminuindo os índices de reclamações e, por consequência, das despesas com assistência técnica e reparos. Assim todos ganham.

.Por: Rafael Ferreira –Gerente de Marketing e Comunicação da Montana Química S.A.

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