Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/06/2013 - 09:55

Seleon investe na mais moderna central de biotecnologia e reprodução animal

A empresa contribuirá para a melhoria da produtividade e da rentabilidade na cadeia produtiva da carne e do leite.

São Paulo – Com a missão de contribuir para a criação de valor na cadeia produtiva da carne e do leite nacional, nasce a Seleon Biotecnologia, que, em uma primeira etapa, pretende alcançar a liderança no setor por meio da prestação de serviços diferenciados de biotecnologia em reprodução animal, de maneira à torna-la competitiva, inovadora, sustentável e confiável. Além disso, a empresa prevê a produção de embriões em larga escala para democratizar a genética de alta performance no rebanho brasileiro.

De acordo com estudos de projeção do agronegócio brasileiro apresentados no Outlook Brasil 2012, realizado pela FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) em parceria com a ICONE (Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais), até 2022 haverá aumento do consumo interno de carne e leite, demandando incremento de produção e qualidade. A área de pastagens, entretanto, cairá 3%, levando a um aumento na intensificação do manejo no número de cabeças de gado por hectare. Para a consolidação do país como exportador de carne, bem como de genética bovina, torna-se imprescindível por parte do produtor melhorar geneticamente seu rebanho, a partir do uso de biotecnologias apropriadas para cada sistema de produção.

Com este conceito, a Seleon Biotecnologia será uma das mais modernas centrais de coleta e processamento de sêmen do Brasil. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 20 milhões, maioria destinada às instalações e equipamentos que ficarão na privilegiada área de Itatinga, no interior de São Paulo. Com altitude de 900 metros e temperatura média de 19,2 graus, o clima ameno e seco traz conforto térmico para touros de todas as raças e permite a coleta de sêmen de qualidade nos 12 meses do ano.

Com capacidade para abrigar até 200 touros, a área contará com centro de coleta e processamento de sêmen; laboratório de sexagem de sêmen; criogenia; quarentenário; currais antistress; enfermaria; centro de pesquisa e desenvolvimento; auditório e sede administrativa.

Bruno Grubisich, diretor-presidente da empresa, confirma que o objetivo da Seleon é aplicar biotecnologias para elevar a produtividade da pecuária, adequando seu uso à obtenção de custo/benefício favorável dentro da atividade. “Iniciaremos nossas operações no primeiro trimestre de 2014, e desenvolveremos produtos que possam atender a grande diversidade de sistemas de produção bovina brasileira, agregando valor à cadeia produtiva da carne e do leite. Nosso rigoroso controle de qualidade no processamento de sêmen e de embriões fará a diferença nesse mercado promissor”, completa o executivo.

Gestão de processo de qualidade de sêmen e rastreabilidade-A Seleon Biotecnologia utilizará os melhores recursos tecnológicos em sua rotina de gestão de processo de qualidade seminal. Com o uso combinado da análise computadorizada com a citometria de fluxo reduz a subjetividade do processo de avaliação do sêmen, o que traz aumento da confiabilidade e velocidade na obtenção de dados. Esta padronização das análises permite comparação de resultados e fornece subsídios para melhorar resultados de campo.

Com um citômetro de fluxo inédito no Brasil, será possível analisar a qualidade seminal por marcadores fluorescentes; identificar espermatozoides anormais com maior eficiência que métodos subjetivos convencionais; detectar precocemente touros subférteis candidatos a doadores de sêmen e otimizar o aproveitamento de partidas de sêmen com maior eficiência no processo analítico.

A rastreabilidade total do processo é possível pelo uso de avançado sistema de gestão de qualidade utilizado pela Seleon Biotecnologia na rotina de seu processo produtivo, permitindo acesso às informações para assegurar a confiabilidade do serviço desde o manejo do animal, passando pela coleta e processamento do sêmen, pela criogenia até a expedição.

Pesquisa e Desenvolvimento-A Seleon acredita que as biotecnologias serão fundamentais no novo panorama da pecuária nacional, proporcionando ganhos reais de produtividade e qualidade, além de contribuir para a melhoria da rentabilidade da cadeia produtiva. Nesse sentido a empresa está trabalhando na formatação de programas de pesquisa e desenvolvimento com universidades e centros de tecnologia com foco em novas ferramentas na área de genômica, como marcadores moleculares.

Profissionais qualificados-A Seleon Biotecnologia reúne profissionais com grande experiência no mercado de reprodução animal.

Luiz Roberto Marques, diretor comercial, possui mais de 32 anos de experiência à frente de Área Comercial de Centrais de Sêmen.

José Roberto Potiens, diretor-técnico, é médico-veterinário pela UNESP-Campus de Botucatu (1980) e participou de programas de produção de embriões pelo método MOET, por 27 anos; de programas de produção in vitro de embriões (aspiração folicular, transferência de embriões e ultrassonografia fetal) por 11 anos; e gerente de Produção de Central de Sêmen Bovino por 15 anos.

Gustavo Cardoso Benine, diretor administrativo-financeiro, com 18 anos de experiência na área administrativa de laboratórios, possui MBA em Gerenciamento de Projetos e MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria, ambos pela FGV. Também é especialista em Gestão dos Negócios Agroindustriais e em Cooperativismo pela ESALQ/USP.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira