Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/06/2013 - 08:47

Setores de qualidade do ar tiveram crescimento de até 650% em 10 anos, aponta Qualindoor

Números da Abrava indicam que marco regulatório para qualidade do ar interno transformou mercado de análise e limpeza. Apenas o segmento de análise do ar subiu isoladamente 350%.

São Paulo - Para o setor HVAC-R, que compreende os segmentos de refrigeração, aquecimento, ventilação e condicionamento de ar, muita coisa mudou desde o surgimento da Resolução Nº 9 da Anvisa, em 2003. Daquele ano até o final de 2012, os serviços de limpeza de dutos subiram 650%, passando de 125.790, em 2003, para 818.177 até o ano passado. Análises de qualidade do ar interno cresceram 350% no mesmo período, passando de 18.811 em 2003 para 64.392 em 2012. A Resolução nº 9 estabelece, por exemplo, padrões de qualidade de ar interior em ambientes de uso público e coletivo.

Essa transformação de mercado e a busca por novos serviços e tecnologias de controle de qualidade do ar estarão presentes na 18ª Febrava - Feira Internacional de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar, que acontecerá de 17 a 20 de setembro de 2013, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP). A FEBRAVA é organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, com o apoio da Abrava - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento e do Sindratar - Sindicato das Indústrias de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar no Estado de São Paulo .

De acordo com o engenheiro Leonardo Cozac, presidente do Qualindoor, Departamento Nacional de Qualidade do Ar de Interiores da Abrava, “poucas empresas faziam medição da qualidade do ar interno, quando a resolução foi publicada. Agora, é padrão a medição ser efetuada a cada seis meses”. Kozac explica que com as novas análises, o mercado demonstrou preocupação maior com a qualidade dos ambientes climatizados no país. “O Qualindoor se reúne com empresas de produtos ou que prestam serviços para qualidade do ar. Do outro lado, a fiscalização é feita pela vigilância sanitária dos municípios e pelo Ministério do Trabalho”. Quando comparada a dispositivos internacionais, o engenheiro acredita que a legislação brasileira para qualidade do ar é abrangente. “Tantos as leis quanto as normas da ABNT atendem aos padrões de eficiência exigidos. O que falta é uma fiscalização mais atuante, e a conscientização de que a qualidade do ar é importante para a saúde".

Na Febrava 2013, a expectativa é reunir 550 marcas expositoras entre nacionais e internacionais e 30 mil visitantes/compradores. Grandes marcas do setor já confirmaram presença, como Apema, Bitzer, Carel, Coel, Danfoss, Daikin, Destafrio, Dupont, Ebmpapst, Elgin, Embraco, Emerson, Fujitsu, Fullgauge, Gree, Heatgraft, Hitachi, Honeywell, Ital, Komeko, LG, Microblau, Midea-Carrier, Mipal, Munters, Paranapanema, Panasonic, Peroy, Refrin, Samsung, Senco, Tosi, Trane, Traydus e Trox.

.[18ª Febrava – Feira Internacional de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar, de 17 a 20 de setembro de 2013, das 13h às 20h, no Centro de Exposições Imigrantes, São Paulo – SP] [www.febrava.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira