Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/06/2013 - 08:47

AgeRio e Ambiente fecham parceria para linha de crédito


Convênio prevê financiamento para que alunos de projetos como o EcoBuffet possam abrir seus próprios negócios.

Os alunos e formandos de programas como Fábrica Verde, EcoBuffet e EcoModa terão uma importante contribuição para colocar em prática seus projetos. A Secretaria do Ambiente e a AgeRio [Agência de Fomento do Estado] fecharam um convênio de linha de crédito para que os futuros empreendedores dos cursos promovidos pela Superintendência de Território e Cidadania possam abrir os seus próprios negócios.

Os interessados terão à disposição linhas de crédito de até R$ 15 mil, com juros de 3% ao ano. Os valores poderão ser pagos em até 24 vezes. Para a superintendente de Território e Cidadania, Ingrid Geromilich, a iniciativa é fundamental para viabilizar a inserção dos alunos no mercado de trabalho.

-As oficinas capacitam para atuar no mercado e essa parceria fecha o ciclo. Ajudamos os novos projetos dos formandos a saírem do papel – afirmou a superintendente.

Além de oferecer as linhas de crédito, o presidente da AgeRio, Domingos Vargas, disse que a agência pretende buscar pessoas do Complexo do Alemão para trabalhar como analistas do órgão.

– O Alemão tem o menor índice de inadimplência das comunidades pacificadas. Inclusive, queremos absorver a mão de obra local para se tornarem analistas de crédito. Ninguém melhor do que o morador para avaliar se o empreendimento é importante ou não para a comunidade – explicou Vargas.

Novo projeto chega ao Alemão -O Complexo do Alemão ganhou, no dia 20 de junho (quinta-feira), a TV Verde, uma iniciativa da Secretaria do Ambiente. A TV funciona na sede da Fábrica Verde, projeto de reciclagem de computadores. O objetivo é estimular a cidadania e o empreendedorismo nas comunidades pacificadas do Rio.

O complexo é o primeiro a receber a TV Verde. O projeto vai oferecer qualificação na área de audiovisual com um curso de cinco meses de duração. As duas primeiras turmas contam com 50 alunos. No decorrer do curso, eles vão produzir quatro vídeos com a questão socioambiental das comunidades como foco. Os estudantes contarão com um estúdio e uma ilha de edição.

– A ideia é que futuramente a TV Verde se torne um canal online, onde toda a produção dos estudantes será postada – disse Paulo Ballado, coordenador do projeto.

Para marcar a inauguração da TV Verde, foi produzido um filme sobre oficinas audiovisuais. Durante a cerimônia, foi realizada a formatura dos 120 alunos da quinta turma da Fábrica Verde. Em dois anos, o projeto já formou 480 jovens e adultos da região em montagem e manutenção de microcomputadores.

Ex-aluno do Fábrica Verde, Bruno Alcântara, de 26 anos, se tornou um membro da equipe da TV Verde. Com a bolsa que ganhava como monitor da fábrica, ele fez um curso de operador de câmera.

– Tudo começou com a Fábrica. Foi o projeto que agregou mais profissões ao meu currículo, porque hoje posso atuar como professor, técnico de montagem e manutenção de computadores – contou Bruno.

Biblioteca ambiental -Também foi inaugurada na Fábrica Verde a biblioteca ecológica, uma parceria entre a Livraria Ecológica do Brasil e o projeto do Governo do Estado. Cerca de cinco mil livros doados ficarão disponíveis para leitura de toda a comunidade do Alemão. O espaço terá como foco a educação ambiental e a sustentabilidade. A biblioteca funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. |. Danielle Moitas .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira