Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/06/2013 - 07:15

Empresa israelense vai transferir tecnologia contra Mal de Gaucher à Fiocruz

A empresa israelense Protalix Biotherapeutics Inc firmou um acordo de fornecimento e transferência de tecnologia com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para a produção de Uplyso, uma terapia de reposição enzimática desenvolvida pela empresa para tratar o Mal de Gaucher tipo I.

O acordo, no valor de US$ 280 milhões, tem validade de sete anos, podendo ser prorrogado por um período adicional de cinco anos para completar a transferência. “Com essa colaboração, seremos capazes de fortalecer nossas capacidades tecnológicas e industriais na área de fabricação de produtos biológicos e melhorar a saúde dos cidadãos brasileiros que são afetados por essa doença rara”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Em março de 2013, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária concedeu aprovação da Uplyso, fabricada pela Pfizer. Para facilitar o acordo com a Fiocruz, a Pfizer, que é parceira da Protalix, transferiu seus direitos de comercialização do Uplyso no Brasil à empresa israelense.

O mal de Gaucher é uma doença genética rara, causada por deficiência de determinada enzima e que costuma provocar inchamento do fígado e do baço. A doença atinge cerca de dez mil pessoas no mundo. [www.globes-online.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira