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22/06/2013 - 07:37

Prepare seu time de vendas com excelentes capacitações

“Uma pessoa nasce bom vendedor, não se transforma em bom vendedor”. A máxima que ainda ronda os corredores de diversas empresas não pode mais perpetuar. Talvez esse seja um dos maiores erros das companhias que precisam comercializar produtos e serviços e procuram por profissionais, acreditando apenas em sua boa vontade e suposto interesse pela área. Mas essa não é a solução. Ser bom vendedor não é uma questão de genética, mas sim de conhecimento, experiência e, acima de tudo, muita capacitação.

Entender que um bom perfil para esta vaga é uma pessoa falante e empática é coisa do passado. A função é o verdadeiro “cartão de visita” da organização, por isso, é tão importante para todas as empresas em seus mais variados tamanhos. Só que preparar o time de vendas por meio de treinamentos específicos nem sempre é visto como investimento, por isso, não surpreende quando passa a ser uma das últimas tarefas da lista de prioridades da companhia.

Par as empresas e profissionais que tenham outra visão e entendam que a qualificação é necessidade básica para atuar nessa área, destaco cinco cursos que ajudam e muito na melhor qualificação:

1. Formação básica: esse é o modelo voltado para quem não tem experiência e deseja ingressar no mercado. É como a primeira preparação, pois oferece conhecimentos básicos sobre o processo de vendas, aborda questões emocionais que permeiam um ambiente de compra, e as competências de um vendedor de sucesso com indicadores de vendas.

2. Técnicas de vendas e negociação: Se o profissional já tem alguma experiência na área, esse módulo é ideal. Nele, teorias e práticas de negociação, prospecção e pós-venda, entre outras funções que exigem mais conhecimento e técnica são esclarecidas.

3. Gestão e estratégia em vendas: Como toda pessoa que quer dar um “up” na carreira como gerente ou supervisor precisa de aperfeiçoamento, essa qualificação ajuda a entender conceitos de marketing, comunicação, gestão de equipe e utilização de ferramentas para mensurar resultados.

4. Workshops e palestras: Se o objetivo é agregar conteúdo ao currículo, mas o momento exige contenção orçamentário e tempo, a solução é investir algumas horas de um dia em cursos rápidos. Geralmente, com boa carga de conhecimentos, essa é uma opção que ainda oferece oportunidades de aumentar seu networking.

5. Certificados e especialistas: E para todas as opções vale um cuidado. É preciso sempre e sem exceção investir em cursos que ofereçam certificados ao seu término e que sejam ministrados por profissionais especializados e conhecidos no ramo. Fuja de frias!

.Por: Carlos Cruz, vendedor profissional, treinador de vendas e diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas), atua com foco na formação profissional de vendedores e gestores de vendas. [www.ibvendas.com.br].

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