Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/06/2013 - 09:41

Medicamento para hemofilia será produzido no Brasil

Federação Brasileira de Hemofilia apoia produção do Fator VIII recombinante no País,

No dia 26 de junho (terça-feira), no Hemocentro de Brasília, o lançamento oficial da implementação de um medicamento de alta tecnologia utilizado para o controle de sangramentos em pacientes com Hemofilia A. Atualmente o SUS já distribui o Fator VIII plasmático (feito à partir de plasma humano), e com a incorporação da nova tecnologia, passará a distribuir também o Fator VIII recombinante, feito à partir de tecnologia de engenharia genética (independente de doação de sangue).

Para a presidente da Federação Brasileira de Hemofilia (FBH), Tânia Maria Onzi Pietrobelli, a transferência de tecnologia utilizada para a produção do medicamento é um grande avanço para o tratamento das pessoas com hemofilia A. “O fator recombinante vai suprir a demanda de fator VIII necessária para garantir os tratamentos de profilaxias primária, secundária, imunotolerância e aumento da Dose Domicilar implantados pelo Ministério da Saúde, pois o material utilizado não depende ou não é dependente de doações de sangue”, destacou.

O Fator Recombinante é a tecnologia mais avançada do mundo, utilizada na maioria dos países europeus e nos Estados Unidos. “A produção do recombinante simboliza o marco da grande mudança do tratamento da hemofilia no Brasil. Passamos do tratamento de sobrevivência (tratamento por demanda) para a tão sonhada prevenção, o tratamento profilático”, enfatiza a vice-presidente da FBH, Mariana Battazza Freire.

Doença – A hemofilia é uma doença hemorrágica, de herança genética que, se não tratada preventivamente (profilaxia), leva à perda de mobilidade do paciente. Traumas – até os mais leves que ocorrem na vida de qualquer criança – podem causar hemorragias graves e que ameaçam a vida ou causam sequelas nos pacientes sem a profilaxia. Atualmente, 16 mil hemofílicos são assistidos pelo SUS, 11 mil deles com hemofilia A e B. Desse total, 3,5 mil são portadores da forma grave da doença, caracterizada por sangramentos em uma mesma articulação, que pode levar ao dano articular e em alguns casos à invalidez, segundo informações do Ministério da Saúde. Para evitar este dano articular irreversível e a invalidez, a FBH lutou para conquistar junto ao MS o tratamento de profilaxia, que consiste na aplicação do fator coagulante, 2 ou 3 vezes por semana, antes da ocorrência da hemorragia.

FBH – Fundada em 1976, tem como missão advogar pelo tratamento e qualidade de vida de todas as pessoas com Hemofilia, von Willebrand e outras coagulopatias hereditárias do país. É formada por 25 associações distribuídas pelo Brasil.

.[Lançamento do Fator VIII recombinante, dia 26 de junho (terça-feira), às 10h30, noHemocentro de Brasília, no Via W Um Norte, Brasília – DF | Telefone: (61) 3327-4413 | www.hemofiliabrasil.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira