Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/11/2007 - 13:25

Yoko Ono visita exposição “Arte para Crianças”, no MAM Rio


A artista Yoko Ono vem especialmente ao Rio de Janeiro, no dia 13 de novembro, para visitar a exposição “Arte para Crianças”, no MAM Rio, idealizada por Evandro Salles, que traz seis trabalhos da artista, além de nomes importantes da arte brasileira contemporânea como Ernesto Neto, Rubem Grilo, Eduardo Sued e Cildo Meireles. Yoko Ono falará com a imprensa após a visita à exposição, em uma minicoletiva no auditório do MAM Rio. A artista declarou publicamente que, com esta mostra, realizou seu sonho de fazer trabalhos para crianças.

A exposição no MAM Rio está emocionando adultos e crianças, que em um fato raro têm ido mais de uma vez à mostra, e escolhendo o local para comemorar aniversários. Dentre os trabalhos que mais encantam, estão justamente os de Yoko, como a instalação “En Trance” (1990/2007), um conjunto de sete portas com escalas e atrações diferentes, ou “Árvores do Desejo” (1996/2007), em que se pode pendurar pedidos.

Outros trabalhos da artista na mostra são “Evento Sala Azul” (“Blue Room Event”, 1966/1990), uma série de 14 textos manuscritos em português pela artista com indicações para o público, cheias de absurdos poéticos. “Onochord” (2005) é um vídeo com instruções para o envio da mensagem luminosa “Onochord: Eu te Amo”. Em outra sala uma série de pinturas destaca as palavras: Esqueça, Toque, Sinta, Respire, Sonhe, Sim, Abra, Imagine, Lembre. Em frente à obra “Voe”, há uma pequena escada com três degraus para o visitante se lançar como quiser.

Yoko Ono (Tóquio, 18 de fevereiro de 1933) é uma das pioneiras da arte participativa nas vanguardas dos anos 1960, onde sua original atuação ligada ao radical movimento Fluxus, dirigido por Georges Maciunas, se inicia com a integração das diversas linguagens artísticas – poesia, artes plásticas, música e performance – numa ação poética integral. Yoko Ono também desenvolveu atividade pioneira, ao lado de Nam June Paik, no uso da televisão como meio de linguagem artística. Sua emblemática história de amor com John Lennon uniu vida e arte, em uma busca universal de entendimento e paz.

Em 2002, Evandro Salles trouxe pela primeira vez ao Brasil obras da artista, na mostra “Fluxus” (CCBB Rio e de Brasília), sobre o importante movimento de arte do qual Yoko era artista ativa. Agora, em “Arte para Crianças”, além dos trabalhos dela, podem ser vistas obras inéditas no Rio de destacados artistas da cena contemporânea, como Ernesto Neto, Mariana Manhães, Rubem Grilo, Eduardo Sued, Eder Santos, Tunga, Cildo Meireles, Emmanuel Nassar, Lawrence Weiner, papa da arte conceitual americana dos anos 1970, e Yoko Ono. Também integram a exposição obras do grande escultor Amilcar de Castro (1920-2002).

Foram ainda produzidas para a exposição as vídeo-histórias “Histórias do Dedão do Pé do Fim do Mundo” (2007), com poemas de Manoel de Barros (1916, Cuiabá), roteirizados pela escritora e atriz Bianca Ramoneda, com desenhos de Evandro Salles e direção de arte de Marcia Roth, e “Xifópagas Capilares Entre Nós” (2007), dirigida por Evandro Salles, baseada em obra de Tunga, com as gêmeas Julia e Diana Hammar.

Yoko Ono também está em cartaz na mostra “Yoko Ono – Uma Retrospectiva”, no CCBB São Paulo (10 de novembro a 03 de fevereiro de 2008).

Exposição Arte para Crianças, até 02 de dezembro de 2007, de terça a sexta, das 12h às 18h, sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h, no Museu de Arte Moderna, Av. Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo – Rio de Janeiro (RJ) | Telefone: (21) 2240 – 4944. Ingresso: R$ 5,00. Estudantes, maiores de 60 anos e crianças de até 12 anos em grupos – R$ 2,00. Amigos do MAM e crianças de até 12 anos – Entrada gratuita

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira