Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/06/2013 - 10:43

O que está envolvido nas finanças empresariais

O cenário é preocupante, o nível de inadimplência das pessoas jurídicas teve alta de 1,7% em abril na comparação com a de março, segundo dados da pesquisa de Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas. Na comparação anual, entre abril de 2013 e igual mês do ano anterior, a inadimplência nos negócios cresceu 8,1%.

Segundo análises, o principal fator para as dificuldades enfrentadas pelas empresas é reflexo da maior inadimplência do consumidor, que afeta as contas a receber das empresas e, principalmente, a falta de controle e planejamento financeiro dos gestores e administradores destas áreas.

As finanças de uma empresa englobam um grande número de questões relacionadas à gestão do negócio, como exemplo podemos citar a carga tributária do país que é predatória. Entretanto, com um trabalho em conjunto com a área de contabilidade é possível reduzir estes valores, dentro do conceito de elisão fiscal.

Outros fatores determinantes para a administração do capital de uma empresa são boas administrações dos setores de compras e vendas, bem como o setor de créditos e cobranças. Assim, as finanças de uma empresa não estão relacionadas apenas às contas a pagar e a receber, por trás deste tema há toda uma questão relacionada à administração de recursos.

É fundamental que um empreendimento tenha um setor financeiro capacitado para maior capacidade de geração de receitas e redução dos custos, tendo fôlego para projetar a expansão do negócio e para pagar fornecedores responsáveis pela reposição de estoques.

Para ajustar a necessidade de saúde financeira no empreendimento, o grande segredo está em buscar ampliar os conhecimentos, que são fundamentais para a sustentabilidade das empresas e o crescimento da economia, sendo obrigação do empreendedor compreender os conceitos básicos de finanças, sendo capaz de analisar demonstrativos financeiros, estabelecer comparativos setoriais, efetuar um correto planejamento financeiro e analisar projetos, de forma a tomar decisões que tragam melhores retornos para a empresa.

.Por: Ricardo M. Barbosa, diretor executivo da Innovia Training & Consulting, professor de programas de pós-graduação em conceituadas instituições de ensino, Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos e já atuou como executivo em grandes empresas como Ernst & Young Consulting; Wurth do Brasil; Unibanco; Daimler Chrysler.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira