Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/06/2013 - 07:13

Estudo da Ericsson revela que consumidores latino-americanos estão maduros para o m-commerce

Nova pesquisa da Ericsson mostra que a maioria dos consumidores na América Latina que não usa os serviços de m-commerce, tem interesse em utilizá-los no futuro. Conveniência e segurança são fatores importantes para o m-commerce na região. 30% dos internautas brasileiros já utilizam algum serviço de m-commerce. Falta de confiança nos serviços e de conhecimento sobre o assunto são as principais barreiras para disseminação do m-commerce.

Novo estudo do ConsumerLab da Ericsson (NASDAQ: ERIC), área da empresa que estuda o comportamento do usuário, revela que a América Latina reúne as condições necessárias para o crescimento das transações realizadas por meio de dispositivos móveis, o chamado m-commerce. Dentre as condições, destacam-se a alta penetração da telefonia móvel e a baixa porcentagem de consumidores com conta bancária em países como Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México, que figuram nesse estudo.

De acordo com o relatório, 74% dos latino-americanos que não utilizam o m-commerce hoje estão interessados em começar a utilizar esse serviço em um futuro próximo. No Brasil, 30% dos internautas são adeptos do m-commerce e 20% deles o utilizam para mobile banking, seguido por serviços de mobile shopping (15%) e serviços de mobile wallet (7%).

O rápido aumento da penetração de smartphones na região sinaliza o interesse crescente na utilização do m-commerce, principalmente por oferecer conveniência, flexibilidade e segurança. A maior parte da população da América Latina (61%) não possui conta bancária e, na região, ainda há um alto grau de pobreza, de acordo com o ConsumerLab. Quase metade dos trabalhadores dos países latino-americanos possui empregos informais e utiliza o dinheiro, em espécie, como método mais frequente de pagamento.

André Gildin, diretor de Inteligência de Mercado da Ericsson para América Latina e Caribe, diz: “Quanto mais tivermos soluções de m-commerce, mais benefícios teremos tanto para os que utilizam como para aqueles que ainda não utilizam serviços bancários. Pagamentos, compras e transferências de dinheiro podem ser feitas online e não há necessidade de transportar grandes somas ou ficar em filas de bancos”.

Gildin explica que as principais barreiras para a adoção de serviços de m-commerce na região são o baixo nível de confiança, a percepção sobre o fraco desempenho da rede e a falta geral de conhecimento sobre a utilização do m-commerce.

A regulamentação, a educação e os investimentos contínuos na rede são as principais áreas para melhorar a confiança do consumidor nesse tipo de serviço.

A América Latina é um mercado consumidor em expansão. Essa afirmação é reforçada ao analisarem-se os países abrangidos neste relatório – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México – que atingiram crescimento médio anual do PIB de 3,5% em 2012. Além disso, o número de pessoas pertencentes às classes média e alta quase dobrou entre 1995 e 2010 na região.

O ConsumerLab da Ericsson adquire seu conhecimento por meio de pesquisas globais baseado em entrevistas anuais com mais de 100.000 pessoas, em mais de 40 países e de dez megacidades – estatisticamente representando as visões de 1,1 bilhão de pessoas. Usamos pesquisas quantitativas e qualitativas com centenas de horas em entrevistas com consumidores de diferentes culturas. [ www.ericsson.com/br/consumerlab].

A Ericsson é líder mundial no fornecimento de tecnologias e serviços de comunicação. Possibilitamos a Sociedade Conectada com soluções eficientes e em tempo real que nos permitem estudar, trabalhar e viver nossas vidas de uma forma mais livre e em sociedades sustentáveis no mundo todo.

Oferecemos serviços, software e infraestrutura em Tecnologias da Informação e Comunicação para operadoras de telecom e outras indústrias. Hoje, 40% do tráfego móvel global passa pelas redes da Ericsson e prestamos serviço de suporte nas redes de nossos clientes que atendem mais de 2,5 bilhões de assinaturas.

A Ericsson está presente na América Latina desde 1896, quando entregou equipamentos pela primeira vez na Colômbia. No início do século XX, aumentamos nossa presença na América Latina ao firmar acordos na Argentina, Brasil e México. Hoje, estamos presentes em 56 países da América do Sul, América Central, México e Caribe, com instalações completas, como unidade de Produção e Centro de Inovação com atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), além de Centro de Treinamento.

Somos mais de 110.000 pessoas trabalhando com clientes em mais de 180 países. Fundada em 1876, a Ericsson está sediada em Estocolmo, na Suécia. Em 2012, a empresa gerou receitas de US$ 33,8 bilhões (227,8 bilhões de coroas suecas). A Ericsson está listada nas bolsas de valores NASDAQ OMX (Estocolmo) e NASDAQ (Nova York).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira