Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/11/2007 - 09:17

Furukawa alerta para Norma de Patch Cords

Empresa atenta quanto às recentes normas da Anatel que tornam obrigatória a certificação dos Cabos de Manobra (Patch Cords).

Quando um usuário de soluções de Tecnologia e Telecomunicações adquire um produto, ele espera que o mesmo esteja em conformidade com os padrões de qualidade, segurança e atenda ao prazo de entrega exigidos pelo mercado. Muitos consumidores adquirem, porém, sem saber, produtos informais e não certificados, em especial devido à entrada de produtos importados de baixíssima qualidade no mercado varejista.

Recentemente, a Anatel (Resolução 242) acrescentou os Patch Cords na sua lista de produtos com homologação obrigatória, com vigor a partir de 30/outubro/2007 para os cabos flexíveis e 30/novembro/2007 para os cabos flexíveis conectorizados com RJ-45. A medida foi tomada pela Anatel após observar a demanda do mercado que, muitas vezes desavisado, adquire e instala patch cords em meio aos cabos certificados, limitando a velocidade e performance de toda a rede. A leitura é simples: de nada adianta ter uma estrada em boas condições e com largura adequada, se os veículos afunilarem em gargalos nas suas pontas.

"Hoje existem disponíveis no mercado muitos patch cords sem desempenho adequado, especialmente devido à entrada de produtos importados, que acompanham alguns equipamentos comercializados no mercado de varejo (modem, set-top box, switch, gateway, telefone IP, etc)" , diz Dario Menezes, gerente técnico da Furukawa.

A Anatel é responsável pela fiscalização desses produtos e caso um deles não esteja devidamente certificado, todo o lote poderá ser lacrado e recolhido nos pontos de venda até a regularização do mesmo.

A norma Anatel prevê, para o caso dos patch cords, dois números de homologação. Um a ser gravado no cabo flexível usado no cordão, e outro que poderá ser gravado ou etiquetado no corpo do cordão, que se refere à conectorização. A melhor forma de comprar produto com garantia de qualidade é verificar a inclusão destes números de Homologação Anatel nos patch cords, e também na embalagem (exemplo: Anatel 1279-07-0256.

No Patch Cord: Aproveitando as adequações necessárias para o atendimento às diretivas de homologação Anatel, a Furukawa decidiu acrescentar mais duas alterações exigidas pelo mercado. São elas: a colocação de boot em 100% dos patch cords; e dentro da política ambiental da Furukawa, e acompanhando a tendência mundial de preservação do meio-ambiente, a conformidade de seus produtos de acordo com a diretiva mundial RoHS (Restriction of Hazardous Substances), que restringe o uso de substâncias nocivas à saúde e ao meio ambiente . Adicionalmente, como a Furukawa atua em diversos países, também estendeu sua certificação de terceira parte na ETL (Estados Unidos).

"Quando o cliente adquire um produto fabricado pela Furukawa, ele tem a segurança de receber um item de alto desempenho. Isto é garantido não somente pelo sistema da qualidade Furukawa, como também é atestado pelos laboratórios e entidades nacionais (Anatel) e internacionais (ETL)" conclui Menezes.

Sobre a Furukawa - Empresa especializada em soluções completas de alta performance para comunicação de dados e telecomunicações e fabricante local de cabos ópticos e metálicos. Líder nacional em cabling, a indústria de origem japonesa está no Brasil há 30 anos. A empresa é parte de um sólido grupo internacional, formado pela The Furukawa Electric Co. Ltd., que atua intensamente nos setores de Comunicação há mais de 130 anos, e pela Mitsui & Co., uma das maiores corporações mundiais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira