Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/06/2013 - 08:15

Grupo Astra sai na frente e adequa sua linha de janelas e esquadrias às normas ABNT


A Integral, uma marca do grupo, desenvolveu laboratório de testes próprio para estar em conformidade com as NBR 15.575 e 10.821.

A partir de 1º de julho, arquitetos, construtores e todos os envolvidos na cadeia produtiva da construção civil terão que adequar seus projetos de acordo com a nova norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para o Desempenho de Edificações Habitacionais (NBR 15.575). Esta norma, que visa regulamentar questões de isolamento acústico e conforto térmico, entre outras, em edificações de até cinco pavimentos, vai mudar a maneira como os produtos são adquiridos.

Saindo na frente desta resolução, o Grupo Astra, presente há 56 anos no mercado da construção, submeteu toda a sua linha de esquadrias da marca Integral, um dos braços do grupo, a rigorosos testes e adequações técnicas para atender às exigências contidas na NBR 15.575.

A norma exige que janelas e esquadrias atenuem o ruído conforme alguns níveis de intensidade: a classificação D, por exemplo, prevê redução de até 18 decibéis; a C, de 18 a 24 decibéis; B, de 24 a 30; e A, acima de 30 decibéis. A Integral, para garantir a aprovação dos seus produtos junto ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas(IPT), desenvolveu um laboratório próprio na unidade de fabricação. “O custo para adequar os produtos à norma é alto, mas garante que tenhamos no mercado um produto de alto nível, capaz de atender a todos ostipos de construção”, comenta Sérgio Veneroso Jr., gerente de operações industriais da Astra.

NBR-10.821-As janelas da Integral possuem um alto padrão de qualidade e também estão em conformidade com a NBR 10.821, que entrou em vigor em 01/04/13, e avalia a capacidade de venezianas e janelas nos quesitos estanqueidade à água, permeabilidade do ar, resistência mecânica e às operações de manuseio. Nos testes são levados em conta região geográfica, altura da edificação e tamanho do produto. A partir de 01/07/13, apenas poderão ser comercializadas janelas e venezianas em conformidade com esta norma.

“Os testes internos são muito importantes, dão a certeza ao consumidor final de que está escolhendo uma janela que não visa apenas padrões estéticos”, completa Sérgio. O grupo garante que não tem interesse em repassar os custos deste investimento ao consumidor final, pois há uma expectativa no aumento das vendas em torno de 40% até o final de 2013.

Perfil - O Grupo Astra é formado pelas marcas Astra, Japi e Integral, que juntas estão entre os mais importantes fornecedores para o mercado da construção no Brasil.

Em 2012, o Grupo Astra faturou R$ 545,7 milhões e investiu R$ 12,9 milhões em seu parque industrial na cidade de Jundiaí, São Paulo. As 11 unidades das empresas estão sediadas em Jundiaí, a 60 km da capital paulista, e somam 132 mil m² de área construída. Cerca de 2.450 empregos diretos são gerados pelas atividades das indústrias. São cinco mil itens comercializados em mais de 34.500 pontos de vendas pelo Brasil. O Grupo Astra tem na exportação 6,5% de seu faturamento. Em função disso está em toda América Latina, Estados Unidos e em países da África e Oriente Médio.[www.astra-sa.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira