Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/11/2007 - 09:17

Intel promove melhoria sem precedentes no design do transistor e amplia a Lei de Moore e o desempenho dos computadores

Dezesseis chips ecologicamente corretos, mais rápidos e que aquecem menos incorporam os transistores de 45nm high-k metal gate baseados no háfnio.

Santa Clara, Califórnia – Fabricados utilizando uma tecnologia de transistor inteiramente nova que reduz o desperdício de energia que ameaça o ritmo das futuras inovações dos computadores, a Intel Corporation revelou hoje 16 processadores para servidores e PCs de primeira linha. Além de aumentarem o desempenho e diminuírem o consumo de energia, esses processadores também eliminam o uso do chumbo e, a partir de 2008, os materiais halógenos, que são nocivos para o meio ambiente.

Considerado o maior avanço na tecnologia dos transistores nos últimos 40 anos pelo co-fundador da Intel, Gordon Moore, esses processadores são os primeiros a utilizarem a fórmula da Intel high-k metal gate (Hi-k) baseada no háfnio, para as centenas de milhões de transistores que existem dentro desses processadores. Esses processadores Intel® Core™ 2 Extreme e Xeon® também são os primeiros a serem fabricados com o processo de manufatura de 45 nanômetros (nm) da empresa, melhorando ainda mais o desempenho e reduzindo o consumo de energia.

A combinação desses dois avanços com as novas características dos processadores habilita a Intel a continuar oferecendo processadores mais rápidos e ainda mais eficientes no consumo de energia, que também são melhores para o meio ambiente. As inovações abrem caminho para que a Intel projete produtos 25% menores do que os da geração anterior e com melhor custo-benefício, além de permitir que no próximo ano a empresa persiga as oportunidades para novos dispositivos ultra móveis e eletrônicos de consumo “system on chip”.

“Os intelectos, a física e os designs que foram utilizados para resolver um dos maiores desafios da indústria são inspiradores e eu parabenizo as equipes da Intel por essa conquista inovadora”, declarou Paul Otellini, presidente e CEO da Intel. “E o melhor é que esse feito, juntamente com as nossas arquiteturas líderes da indústria resultarão em computadores mais rápidos e menores, em uma maior duração da bateria e em uma maior eficiência no consumo de energia. Nosso objetivo é levar aos consumidores uma nova classe de computadores que ofereçam a experiência completa da Internet em dispositivos cada vez menores e mais portáteis”.

Os novos processadores de 45nm (um nanômetro é igual a um bilionésimo de metro) oferecem praticamente o dobro da densidade de transistor dos chips anteriores fabricados com a tecnologia de 65 nm da companhia – podendo chegar a 820 milhões de transistores em um processador quad-core, com cada um deles utilizando a nova fórmula da Intel.

Novo Processador Desktop de Primeira Linha - O processador de núcleo quádruplo Intel Core 2 Extreme QX9650, o primeiro processador desktop de 45nm Hi-k do mundo, oferece a adrenalina que os jogadores radicais e os entusiastas por mídia tanto desejavam. As melhorias, como o maior cache L2 e o suporte para as novas instruções de mídia Intel® SSE4, ajudam a elevar o desempenho desktop para novos e extremos níveis.

“Um dos nossos objetivos era otimizar o jogo Crysis para oferecer a melhor qualidade possível, levando a melhor e mais empolgante experiência de jogos para o mais recente hardware”, declarou o Dr. Douglas Binks, gerente de P&D da Crytek. “Com os novos processadores de 45nm Hi-k Intel Core 2 Extreme, utilizamos a tecnologia multi-core para habilitar efeitos físicos, de partículas e o áudio em núcleos separados, ajudando o Crysis a criar uma experiência impressionante”.

A Família de Processadores de 45nm para Servidores Estabelecem Recordes Mundiais de Velocidade. Os 15 novos processadores para servidores da linha de produtos da Intel são processadores Intel Xeon dual-core e quad-core de 45nm Hi-k. Os 12 novos chips quad-core oferecem velocidade de clock variando de 2GHz a 3.20 GHz, com velocidade de Front Side Bus (FSB) de até 1600 MHz e caches de 12 MB. Os 3 novos chips dual-core oferecem velocidades de clock de 3.40 GHz, FSB de até 1600 MHz e caches de 6MB.

Os processadores Intel Xeon de 45nm Hi-k são compatíveis com as plataformas de servidores que utilizam a família de chipset Intel® 5000. Além disso, a Intel está lançando três soluções de plataformas para dar suporte aos processadores de 45nm, incluindo: A plataforma baseada no chipset Intel® 5400 (anteriormente conhecida pelo codinome “Stoakley”) é otimizada para aplicações com grande largura de banda, como a computação de alto desempenho (HPC, sigla em inglês).

O Intel 5100 Memory Controller Hub chipset e o Intel ICH-9R controller (anteriormente conhecido pelo codinome “Cranberry Lake”) são soluções otimizadas para um ótimo custo que oferecem suporte tanto para um, como para dois processadores, além de reduzirem o consumo de energia utilizando a memória DDR2 nativa.

A plataforma baseada no chipset Intel 3200 (anteriormente conhecida pelo codinome “Garlow”) foi especialmente projetada para servidores de baixo custo com apenas um processador.

O processador de núcleo quádruplo Intel Xeon de 45nm Hi-k série 5400 estabeleceu um novo recorde mundial** em um dos principais testes de desempenho da indústria. Um servidor HP Proliant DL380 G5 estabeleceu um novo recorde TPC-C* com uma pontuação de 273,666 tpmC e o recorde SAP-SD* com uma pontuação de 2449SD-Users. O servidor Dell PowerEdge* 2950 rodando o BEA Jrockit* JVM estabeleceu o novo recorde mundial no SPECjbb*2005 com o resultado de 303130** BOPS. O servidor Dell também estabeleceu um novo recorde de desempenho de virtualização no VMark benchmark rodando o VMWare ESX Server com uma pontuação de 8,47 em 6 tiles. Utilizando um Servidor Primergy RX300 S4, a Fujitsu-Siemens estabeleceu o recorde no SPECint*_rate2006 com a pontuação de 138.

A plataforma baseada no chipset da série 5400 com Front Side Bus de 1600 MHz estabeleceu um novo recorde mundial** nos principais testes de desempenho para alto desempenho computacional e para aplicações com largura de banda intensa, incluindo o SPECfp*_rate2006 que calcula o desempenho da capacidade de processamento dos pontos flutuantes. Outros recordes mundiais foram conquistados em importantes testes de desempenho HPC, incluindo o Fluent, o LS-Dyna, o SPECOMP2001 e o Abaqus. || www.intel.com/performance/server/xeon/summary.htm.

Os processadores Xeon de 45nm Hi-k também ampliaram a liderança em desempenho-por-watt ao estabelecer uma melhora de 38%¹ sobre a geração anterior de processadores Xeon de núcleo quádruplo da série 5300.

A mudança de 65nm para 45nm envolve muito mais do que apenas um encolhimento no tamanho dos chips. Esses processadores contam com características adicionais, como as novas Intel® Streaming SIMD Extensions 4 (SSE4), que são 47 instruções que aceleram cargas de trabalho pesadas, incluindo decodificação de vídeo para equipamentos de alta definição e manipulação de fotos, bem como aplicações empresariais e HPC. Os fabricantes de software que oferecem suporte para as instruções SSE4 incluem Adobe*, Microsoft* e Symantec*.

As otimizações da arquitetura que melhoram ainda mais o desempenho dos processadores incluem: Melhorias na Tecnologia de Virtualização da Intel® - o tempo da transição da máquina virtual (entrada/saída) foi melhorado entre 25 e 75% em média, por meio do hardware, sem a necessidade de mudanças no software.

Rápida Divisão de Números – um rápido divisor praticamente dobra a velocidade, em relação às gerações anteriores, de praticamente todas as aplicações por meio de uma técnica chamada Radix 16. A habilidade de dividir instruções e comandos mais rapidamente aumenta o desempenho do computador.

Mecanismo Único Super Shuffle – Ao implementar uma unidade shuffle mais larga de 128-bit, o desempenho melhora significativamente para as instruções relacionadas às SSE que possuem operações relacionadas ao shuffle. Essa característica melhora o desempenho para criação de conteúdo, tratamento de imagens, vídeo e computação de alto desempenho.

Os preços dos processadores Intel Xeon de 45nm Hi-k dependem do modelo, da velocidade, das características e da quantidade encomendada, variando de USD 177 a USD 1279 para lotes de 1000 unidades. O preço do processador de núcleo quádruplo Intel Core 2 Extreme QX9650 para lotes de 1000 unidades é de USD 999. Dependendo do modelo, esses processadores já estão disponíveis ou estarão dentro de 45 dias. || www.intel.com/pressroom/kits/45nm.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira