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27/06/2013 - 08:25

Petrobras aumenta produção e investe no diesel S-10


O gerente executivo de Marketing e Comercialização da área de Abastecimento da Petrobras, José Raimundo Brandão Pereira, participou do VIº Simpósio de Combustíveis, em São Paulo (SP), promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), com o patrocínio da Petrobras. Em sua exposição, no dia 25 de junho (terça-feira), o executivo destacou três pontos: atendimento ao mercado, investimentos e evolução da qualidade dos combustíveis.

Com o tema “Perspectivas abastecimento gasolina/diesel até 2020”, Pereira abordou o aumento das demandas de gasolina e de diesel no Brasil nos últimos três anos – respectivamente de 27% e 76% –, bem como as estimativas de crescimento para o horizonte de 2020.

“Diante desse expressivo crescimento de mercado de gasolina, a Petrobras tem implementado esforços para aumentar sua produção com o parque de refino existente. É importante ressaltar que esse acréscimo ocorre respeitando princípios como a segurança operacional”, afirmou Pereira. “Fato semelhante aconteceu com o diesel. Ao longo desse período, a produção cresceu e tivemos melhoria da qualidade, com o lançamento do diesel S10, de menor de teor de enxofre".

O gerente executivo também destacou o processo de implementação do diesel S-10: uma ação conjunta entre Petrobras, órgãos reguladores, companhias distribuidoras e proprietários de postos.

“O diesel S-10 é um solução integrada. O objetivo é que, no final, alcancemos as reduções esperadas nos níveis de emissões atmosféricas, em benefício da saúde da população”, diz Pereira.

A participação do diesel S-10 vem aumentando com relação ao volume total de vendas. Atualmente, representa 16% do mercado, sendo que a estimativa para o final do ano é a de que esse índice chegue a 25%.

Diante desse cenário, a Petrobras vem investindo na flexibilidade de produção de derivados (variação dos níveis de obtenção de cada derivado em função das respectivas demandas) e no suprimento de combustíveis, com a otimização do mix de produção nas refinarias e posicionamento no mercado internacional. Outros pontos apresentados foram a evolução dos sistemas de previsão, planejamento e de acompanhamento dos níveis de atendimento aos mercados e os investimentos em novas refinarias, biocombustíveis e em logística.

“Esses desafios têm sido superados pela Petrobras mediante gestão integrada dos ativos e investimentos que permitirão elevar a qualidade dos produtos e acompanhar o ritmo de crescimento do mercado brasileiro”, conclui Pereira.

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