Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/11/2007 - 09:26

Dia Mundial da Diabetes ilumina o horizonte

Pontos de referência globais marcam o primeiro Dia Mundial da Diabetes das Nações Unidas.

Bruxelas, Bélgica- No dia 14 de novembro mais de 150 pontos de referência serão iluminados em azul para marcar o primeiro Dia Mundial da Diabetes, reconhecido pelas Nações Unidas. Incluídos entre eles estão muitos dos prédios e locais que são ícones mundiais. Estes pontos irão iluminar o horizonte com a cor azul do círculo da diabetes, que é o símbolo global da doença.

O Empire State Building, um dos pontos mais famosos pontos de referência de Nova York, foi o primeiro prédio a participar da campanha do Dia Mundial da Diabetes e concordar em ser iluminado em azul. Desde então a campanha foi aderida por alguns dos mais famosos pontos de referência do mundo, incluindo o prédio da Opera House de Sidney, o London Eye, a Torre Inclinada de Pisa, o prédio da Tokyo Tower, as Cataratas do Niágara, o hotel Burj Al Arab em Dubai, a Cidadela de Aleppo na Síria, o Obelisco em Buenos Aires, a Sears Tower em Chicago, o Cristo Redentor no Brasil, e o prédio atualmente considerado o mais alto do mundo: o Taipei 101 Tower em Taiwan. | www.worlddiabetesday.org/bluemonuments

O professor Martin Silink, Presidente da Federação Internacional de Diabetes (IDF-International Diabetes Federation), a organização que lidera a campanha do Dia Mundial da Diabetes, explicou o significado das iluminações: "Estes prédios serão iluminados como sinalizadores de esperança para os 246 milhões de pessoas que convivem com a diabetes em todo o mundo. A iluminação de tantos pontos de referência é uma declaração proeminente para os governos de todo o mundo: a epidemia global da diabetes não pode mais ser ignorada".

O reconhecimento do Dia Mundial da Diabetes pelas Nações Unidas se segue à aprovação da Resolução 61/225, em dezembro de 2006. A resolução foi o primeiro marco de uma ambiciosa campanha liderada pela IDF para aumentar a conscientização sobre a diabetes e suas sérias complicações. A Resolução do Dia Mundial da Diabetes reconhece a diabetes como uma doença crônica, debilitante e cara que apresenta diversos riscos para as famílias, países e para todo o mundo. A ONU lançou seu apoio ao Dia Mundial da Diabetes e encoraja os países a agirem agora para reverterem a epidemia da diabetes.

Atualmente, 246 milhões de pessoas vivem com a diabetes em todo o mundo. Caso nada seja feito, este número chegará aos 380 milhões dentro de 20 anos. A Resolução do Dia Mundial da Diabetes exige que os países implementem políticas nacionais para a prevenção, cuidado e tratamento da diabetes que estejam em linha com o desenvolvimento sustentável de seus sistemas de cuidados com a saúde. Esta é a primeira vez que uma doença não transmissível foi reconhecida como uma que apresenta uma ameaça global tão séria à saúde quanto as epidemias infecciosas, como é o caso da malária, tuberculose e HIV/AIDS.

Para marcar a importância do Dia Mundial da Diabetes, as pessoas são encorajadas a usarem o pino da diabetes, que incorpora o círculo azul o símbolo global da diabetes. | www.worlddiabetesday.org | www.thenewsmarket.com/wdd .

A Federação Internacional de Diabetes (IDF) é uma organização que inclui mais de 200 associações membros de mais de 160 países, representando quase 250 milhões de diabéticos, suas famílias e seus provedores de cuidados com a saúde. A missão da IDF é promover o cuidado, prevenção e cura da diabetes em todo o mundo. Suas principais atividades incluem a educação dos diabéticos e dos profissionais de cuidados com a saúde, campanhas de conscientização pública e promoção e troca de informações. A IDF é uma ONG com relações oficiais com a Organização Mundial de Saúde (WHO - World Health Organization) e associada ao Departamento de Informações Públicas das Nações Unidas (United Nations Department of Public Information). |www.idf.org .

Lançado em 1991 pela IDF e pela Organização Mundial de Saúde, o Dia Mundial da Diabetes tem sido desde então celebrado pelas organizações representantes da diabetes em todo o mundo. A data de 14 de novembro foi escolhida pois marca o dia do nascimento de Frederick Banting que, juntamente com Charles Best, possuem o crédito pela descoberta da insulina. A Resolução 61/225 das Nações Unidas estabelece o dia 14 de novembro como o dia reconhecido pelas Nações Unidas, a partir de 2007. | www.worlddiabetesday.org| Por: PR Newswire.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira