Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/06/2013 - 07:13

Soluções orgânicas: Sepa apresenta novo conceito de engenharia


Pioneira na técnica de tensoestrutura, empresa projeta coberturas para terminais portuários, infraestruturas industriais, estádios e arenas.

Com três anos de atuação e um time de engenheiros com mais de 20 anos de expertise no mercado de tensoestrutura nacional e internacional, a Sepa (Soluções de Engenharia e Projetos das Américas) é uma empresa especializada na criação de estruturas tensionadas, entre projetos fixos e móveis. Liderada pelo engenheiro-chefe Nelson Fiedler que ao longo de sua existência, desenvolveu mais de 100 soluções para eventos, shows e espaços abertos em todo o Brasil.

A Sepa oferece composições orgânicas e harmônicas que estão presentes em mais de 1.500 projetos, como estádios, arenas, galpões, indústrias e portos. “Há mais de 20 anos, trabalho com projetos baseados nos conceitos de tensoestrutura. No início, eles eram vistos como uma forma de arte e de poesia, devido ao grande apelo estético que representavam. Hoje, concebemos e criamos projetos que são soluções tecnológicas (para diversas finalidades) na forma de estruturas de grandes dimensões com total leveza, qualidade e agilidade”, explica Fiedler.

Com especialização no Instituto IL de Sttutgart (Alemanha) e dedicação permanente às evoluções da computação gráfica e numérica, Nelson tornou-se referência nacional na construção das tensoestruturas e, em 2010, constituiu, com mais três sócios, a Sepa. “Atuamos no Brasil e em países espalhados em todos os continentes, sempre realizando concepções inovadoras, econômicas e sustentáveis. O trabalho da empresa abrange a criação, o desenvolvimento, a produção, a edificação, a instalação e o suporte aos clientes”, explica André Barone, diretor-executivo da Sepa.

Com o objetivo de oferecer soluções integradas, a empresa está estruturada de maneira verticalizada, uma vez que atua em duas frentes de trabalho simultâneas: um complexo industrial em Araçariguama (SP), com duas fábricas responsáveis pelo desenvolvimento das estruturas metálicas e das membranas e, de acordo com a necessidade de cada cliente, a construção de parques fabris remotos nos próprios locais das obras, que dão suporte para o aperfeiçoamento dos projetos. Já para a instalação, a Sepa conta com uma equipe técnica de alpinismo, especializada na tensoestrutura e na montagem de grandes armações.

Por investir constantemente em inovação, a companhia expandiu seus mercados e, hoje, possui uma joinventure com a Hightex GMBH - líder no segmento de estádios e responsável pelos principais das ultimas Copas do Mundo -, escritórios em Nova York (EUA) e em Munique (Alemanha) e uma fabrica em Bangkok (Tailândia). Em três anos, a empresa já coleciona grandes números e tem em seu portfólio trabalhos de destaque, como as coberturas do Maracanã e do Morro da Urca, no Rio de Janeiro; dos estádios Beira-Rio, em Porto Alegre, e Arena das Dunas, em Natal; e do terminal portuário Rumo-COSAN, em Santos (SP). “Em 2013, registramos cerca de nove obras contratadas. Investimos constantemente em novas tecnologias. Buscamos softwares de alta performance que dão vida aos nossos projetos”, reforça Barone.

Tensoestrutura -Funcionais, estéticas e resistentes, as estruturas tensionadas são as melhores soluções quando se deseja utilizar uma quantidade mínima de apoios e busca-se qualidade estética e/ou estrutural. O diferencial é orgânico, já que, pela própria forma, as membranas atuam na tração e funcionam simultaneamente como estrutura e cobertura. Dessa forma, as tensoestruturas permitem a concepção de desenhos inovadores. As estruturas recebem materiais leves, de alta resistência e com durabilidade de até 35 anos.

Diferentemente das coberturas comuns, as tensoestruturas são mais resistentes aos fatores externos, pois, além do material utilizado na confecção da membrana, são elaboradas segundo cálculos geométricos complexos, utilizando o conceito de dupla curvatura. As fibras do revestimento também determinam a durabilidade, pois convergem para os pontos superiores, que resistem às pressões do vento e ao peso da água da chuva, e para os inferiores, que sustentam os ventos na sucção. As soluções também são planejadas para proporcionar boa acústica e conforto térmico. Por serem construídas com estruturas metálicas, permitem grande flexibilidade, criatividade, durabilidade e agilidade nos trabalhos.

.Principais projetos: Estádio do Maracanã – RJ |.Estádio do Morumbi – SP – em execução |.Beira-Rio – RJ – em execução |.Arena Barueri – SP – em execução |.Complexo do Alemão – RJ |.Morro da Urca – RJ |.Cidade do Rock – Rock in Rio 2001 |.Comperj |.Complexo Olímpico de S. B. do Campo – em execução |.Vale - Terminal de Fertilizantes/ Tubarão (estudo de viabilidade)|.Porto de Santos - Terminal de Açúcar da Rumo / Cosan - em execução |.Soccer City - África do Sul |.Busan Stadium - Coreia do Sul |.Aeroporto de Bangkok – Tailândia |.Arena das Dunas - Natal – em execução.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira