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02/07/2013 - 09:29

Com três anos, Bracon chega a R$ 600 milhões em projetos e prevê R$ 1,1 bilhão até 2015

Novos terrenos em estoque projetam VGV entre R$ 800 milhões e R$ 1,1 bilhão nos próximos dois anos por meio da joint venture formada com a Tech Casa.

São Paulo (SP) – A Bracon Incorporações e Participações atinge este ano o montante de R$ 600 milhões em empreendimentos imobiliários desenvolvidos. A empresa que chegou ao mercado no ano de 2010 foi fundada pelo engenheiro civil Alon Nussbacher, ex-executivo das empresas Gafisa, Lindenberg e Tecnisa.

Nussbacher revela que a Bracon projeta VGV entre R$ 800 milhões e R$ 1,1 bilhão nos próximos dois anos para os lançamentos que prepara em parceria com a construtora e também incorporadora Tech Casa.

Os novos empreendimentos estão previstos para os bairros Santa Cecília, Barra Funda, Chácara Klabin, Jabaquara, Mooca e Brás.

“São terrenos aptos a absorver projetos residenciais com ‘ticket’ situado entre R$ 250 mil e R$ 450 mil”, adianta o executivo.

Na segunda metade deste ano, a joint venture Bracon – Tech Casa colocará no mercado 300 novas unidades residenciais, divididas entre a Barra Funda e a Chácara Klabin, com VGV em torno de R$ 150 milhões. Outras 2.000 unidades têm previsão de lançamento entre os meses de março e dezembro de 2014.

De acordo com Nussbacher, o cronograma de 2013 abrange ainda um empreendimento hoteleiro no bairro do Jabaquara, no valor de R$70 milhões.

“Essa região de localização estratégica é privilegiada por uma ampla infraestrutura de transporte em seu entorno, incluindo vias expressas, grandes avenidas, estações de metrô e rodovias, além do aeroporto de Congonhas, e até hoje não oferece unidades hoteleiras de qualidade”, justifica Nussbacher.

Segundo ele, em breve a Bracon anunciará a bandeira hoteleira que irá administrar o empreendimento do Jabaquara, pertencente a uma rede internacional. O estabelecimento deverá ficar pronto em 2015.

Todos os empreendimentos desenvolvidos pela Bracon desde sua criação foram lançados com participação societária de tradicionais investidores e incorporadores do mercado imobiliário. A empresa, segundo explica Nussbacher, adotou como principal estratégia de atuação o foco na estruturação de projetos imobiliários. O executivo credita o sucesso da Bracon em tão pouco tempo a esse modelo de negócios.

São sócias do empresário em diferentes empreendimentos as empresas Gafisa, PDG, Even, Mac, Planik, Sabiá e Constrac. Com elas a Bracon já empreendeu em torno de 60 mil m², entre residenciais – a maioria – e edifícios comerciais de pequeno e médio porte.

“O resultado dos negócios que realizamos com esses grupos mostram que estamos no caminho certo”, afirma Nussbacher. Os projetos, afirma ele, em total de R$430 milhões, tiveram as unidades totalmente vendidas no prazo máximo de três meses. “Houve casos de venda total no dia do lançamento”, enfatiza Nussbacher.

”Nosso foco é a ‘inteligência imobiliária. A empresa foi concebida para desenvolver empreendimentos com baixo risco imobiliário e plenamente abertos à participação de investidores”, continua Nussbacher. “A Bracon detecta tendências de mercado, identifica áreas com potencial valorização urbana, define produtos e preços e monitora a ação de concorrentes no entorno dos projetos”, explica.

Para quase todos os projetos que chegarão ao mercado a partir deste ano a Bracon já tem assegurada a participação de investidores e incorporadoras, como a Patrimônio, braço imobiliário do grupo Hiroshima, com ativos e presença consolidada na capital paulista, no ABC e nos estados do Amazonas e Pará.

A Tati Incorporadora, empresa que foi parceira da Tecnisa no lançamento de residenciais de grande porte nas cidades de Santos, litoral sul de São Paulo e na capital Fortaleza (CE), com VGV somado de R$ 1 bilhão, é outra marca que aparecerá associada aos próximos empreendimentos da Bracon.

Sócia da Bracon desde o início de atividades da empresa, a Tech Casa estará em todos os projetos deste e do próximo ano, com participação majoritária em alguns. Nussbacher não divulga o percentual de cada sócio nos empreendimentos já realizados ou futuros.

A Tech Casa atua no mercado há 35 anos. Seu portfólio abrange 1,1 milhão de metros quadrados construídos e entregues e mais de 420 mil m² em construção em diversos pontos do Brasil. São residenciais e comerciais de médio e alto padrão, além de projetos de alta complexidade como redes de TV, laboratórios e hospitais.

O bem-sucedido modelo de negócios adotado pela Bracon para seus empreendimentos, diz Nussbacher, tem contribuído na captação de recursos no mercado. “Podemos dizer que temos sido assediados pelos principais fundos imobiliários, além de investidores individuais de peso, interessados em participar de nossos empreendimentos”, afirma o executivo.

O critério considerado atualmente pela Bracon na formação de seu banco de terrenos privilegia áreas de médio e grande porte, sobretudo situadas nas regiões beneficiadas por facilidade de transporte e estações do metrô e próximas aos bairros mais tradicionais da capital. Terrenos menores posicionados nas regiões de maior valorização imobiliária igualmente despertam interesse.

“Terrenos com essas características se encaixam perfeitamente no perfil de empreendimentos que planejamos desenvolver atualmente, com ‘ticket’ máximo de R$ 500 mil”, conclui Nussbacher.

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