Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/07/2013 - 09:29

Resolução 67 da ANP garante abastecimento de etanol e com preços mais baixos


Os preços finais do etanol hidratado para o consumidor tiveram redução de 6,8% entre a última semana de abril e a quarta semana deste mês em todo o Brasil. A gasolina, no mesmo período, apresentou queda de 0,9%. Com isso, a relação de preços entre o etanol hidratado e a gasolina comum caiu de 72% para 68% na média nacional. Na observação do preço médio das últimas quatro semanas, a relação alcançou 68,7%, a menor relação obtida desde junho de 2011 em comparação às médias mensais da pesquisa de preços.

Para a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), grande parte desses resultados deve-se à Resolução nº 67/2011 da ANP que estabeleceu critérios para a aquisição e a formação de estoque de etanol em conformidade com a competência e os objetivos da ANP de garantir a qualidade e o suprimento desse combustível, mesmo durante a entressafra da cana de açúcar, estimular a previsibilidade de produção por meio da regulação dos contratos entre produtores e fornecedores e reduzir a volatilidade de preços decorrente de fatores conjunturais.

Os resultados positivos da Resolução 67/11 podem ser comprovados também com a regularidade da oferta do combustível. Além disso, a recente desoneração fiscal pelo Governo federal, que isentou o produto de PIS/COFINS, já dá resultados nas bombas. O acompanhamento dos preços dos combustíveis realizado pela ANP indica queda de preços do etanol hidratado.

“Atualmente, há vantagem econômica no abastecimento com etanol hidratado em relação à gasolina comum Goiás, Mato Grosso, Paraná e São Paulo. Em 2012, o consumo nesses quatro estados correspondeu a 78% do consumo nacional. Já em Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, a relação de preços entre etanol e gasolina comum encontrava-se próxima a 70%, sendo praticamente indiferente, do ponto de vista econômico, o abastecimento com quaisquer desses combustíveis em grande parte dos dois últimos Estados”, diz a nota da ANP.

“A garantia do abastecimento futuro de etanol está patente nos números obtidos em pesquisas sobre estoque, área de plantio e produtividade. Segundo a Unica, os estoques totais de etanol detidos pelas usinas subiram para 2,1 bilhões de litros em 01/6/13, contra 1,4 bilhões de litros na mesma data do ano anterior, alta superior a 52% no período. A previsão da produção de cana-de-açúcar é estimada em 653,81 milhões de toneladas, aumento de 11% em relação à safra anterior. A perspectiva da CONAB para a safra 2013/2014 é de aumento de 5,9% no rendimento da cultura da cana de açúcar”, conclui a ANP.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira