Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/07/2013 - 08:20

Trojans Zeus ressurgem e já representam 26,2% dos programas maliciosos que chegam via spam

Redes sociais continuam no primeiro posto da estatística das organizações mais atacadas pelos phishers, atingindo os 35,93%.

São Paulo – A família de Trojans ZEUS/Zbot voltou a figurar entre os dez principais programas maliciosos que chegam aos usuários via mensagens de spam. Segundo o Relatório de Spam de Maio realizado pela Kaspersky Lab a ameaça ocupa as segunda e terceira posição no ranking com 26,2% de participação.

O Trojan-spy.html.fraud.gen continua no primeiro lugar da lista dos programas maliciosos enviados por email. A ameaça é uma página de phishing, enviada diretamente pelos cibercriminosos, que possui um formulário para que os usuários introduzam seus dados pessoais. O objetivo desses criminosos é roubar essas informações.

De acordo com a pesquisa, o tráfego de spam no email sofreu uma redução de 2,5%, atingindo os 69,7%. O volume de mensagens phishing cresceu ligeiramente em maio, mês em que 2,8% de todas as mensagens eletrônicas continham arquivos maliciosos, um crescimento de 0,4% em comparação com o mês anterior.

Segundo os resultados, os países que mais criam spams continuam sendo a China, os Estados Unidos e a Coréia do Sul. O Brasil também figura na lista das 20 nações que mais criam spams no mundo, com 1% de participação nesse cenário.

Phishing - O volume de mensagens de phishing no tráfego de correio cresceu ligeiramente. Segundo os resultados, as redes sociais continuam a ocupar o primeiro posto na lista dos temas que são mais utilizados como meio de disseminação pelos phishers. O índice cresceu 0,5% e passou a atingir os 35,93%. No golpe, os usuários recebem mensagens falsas, se passando pela rede social. Os links da mensagem levam a sites falsos onde as credenciais serão roubadas.

Os sistemas de busca financeiros (14,95%) e os serviços de pagamentos (14,93%) trocaram de posições e agora ocupam o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

A quarta posição continua a ser ocupada por empresas de TI (9,93%) e no, quinto posto, estão as lojas online (8,68%). Os fornecedores de serviços telefônicos e de Internet (8,39%) caíram uma posição, e agora ocupam o sexto lugar.

Microsoft na mira dos spammers -Os spammers organizaram em maio um envio em massa de mensagens de phishing supostamente em nome do serviço de apoio ao cliente Microsoft. Numa mensagem remetida a partir de um endereço à primeira vista legítimo (domínio Microsoft.com) notificava-se o usuário que a sua conta do 'Microsoft Windows' seria bloqueada por não terem sido feitas as atualizações supostamente recomendadas em mensagens anteriores. Para evitar o bloqueio, o dono da conta devia acessar imediatamente o link incluído na mensagem que, na realidade, o redirecionava para uma página fraudulenta criada com o objetivo de roubar informações pessoais.

Ao ler com atenção a mensagem, pode-se verificar que o nome do sistema operacional está escrito como Microsoft Window (sem a letra 's' ao final). Além disso, na mensagem é usado como divisor o sinal "=" e não existem links para o site oficial da empresa, nem para os contatos do serviço de suporte, o que não é típico nas mensagens legítimas.

A Kaspersky Lab é o maior fornecedor privado de soluções de proteção de endpoints do mundo. A empresa está classificada entre os quatro principais fornecedores de soluções de segurança para usuários de endpoints do mundo*. Durante os seus mais de 15 anos de história, a Kaspersky Lab continua sendo inovadora em segurança de TI e fornece soluções de segurança digital eficientes para consumidores, pequenas e médias empresas e grandes corporações. Com sua empresa matriz registrada no Reino Unido, atualmente a Kaspersky Lab opera em quase 200 países e territórios ao redor do globo, fornecendo proteção para mais de 300 milhões de usuários em todo o mundo.[http://brazil.kaspersky.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira