Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/11/2007 - 09:59

Enigma bipolar

Escrito por um psiquiatra, o livro esclarece e desmistifica os sintomas do transtorno bipolar, suas fases, a alteração das emoções, do comportamento e da saúde, as estratégias de tratamento mais modernas e os tipos de medicamento disponíveis. Fala, ainda, da importância do apoio do médico e da família no bem-estar do paciente.

O transtorno bipolar é um distúrbio que afeta cada vez mais pessoas no mundo. Cerca de 10% da população convive com a doença. A falta de informação, entretanto, faz que a patologia seja descrita, muitas vezes, de forma caricata, como uma espécie de descontrole ou agressividade. À desinformação soma-se o preconceito, que parte tanto da sociedade quanto da classe médica. No livro Enigma bipolar – Conseqüências, diagnósticos e tratamento do transtorno bipolar (160 pp., R$ 32,90), lançamento da MG Editores, o psiquiatra Teng Chei Tung, que há quinze anos participa do Grupo de Doenças Afetivas (Gruda) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, assume a tarefa de desvendar os enigmas do transtorno bipolar. O lançamento do livro acontece no dia 27 de novembro (terça-feira), a partir das 19h, na Livraria Cultura – Shopping Villa-Lobos.

Para cumprir esse objetivo, o autor esclarece pontos obscuros da patologia, como a complexidade do tratamento e a dificuldade de elaborar um diagnóstico correto. Ele também constrói um perfil das chamadas “doenças afetivas” e desmistifica o estigma do deprimido como pessoa sempre triste e incapaz, afirmando que, freqüentemente, a insônia, o desânimo e a preguiça crônicos, que variam com o tempo, podem indicar um quadro de depressão ignorado pelo paciente e por aqueles que o cercam.

Em linguagem clara e abordando casos reais, Teng Chei Tung auxilia o portador da doença a enfrentar o problema. O psiquiatra responde no livro às principais questões sobre o distúrbio: possíveis causas, sintomas, tipos de tratamento, medicamentos disponíveis, conseqüências para a família, conceito de normalidade e até prevenção.

De acordo com o psiquiatra, a maioria dos pacientes não é diagnosticada como deveria e quase sempre é enquadrada como portadora de depressão unipolar. “Mesmo quando o diagnóstico está correto, diversos tratamentos úteis não são utilizados por falta de treinamento ou conhecimento”, afirma.

Pacientes e familiares, segundo ele, também continuam a apresentar resistência em aceitar a doença, o tratamento e as dificuldades. A maioria dos pacientes bipolares, afirma dr. Teng, têm diagnóstico tardio, tratamento incompleto e apoio insuficiente no que concerne à informação e ao suporte psicológico.

“Não há cura para o transtorno bipolar, mas o paciente pode viver melhor com a doença se for diagnosticado corretamente e entender como funciona o distúrbio. É uma tarefa árdua, tendo em vista a complexidade que envolve uma doença tão mutável, pois cada indivíduo apresenta uma manifestação diferente. Mas buscar informação é um passo fundamental”, conclui.

O autor - Teng Chei Tung é psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). No Hospital das Clínicas, especializou-se em Psiquiatria e começou a se interessar pelos transtornos do humor, defendendo sua tese de doutorado sobre a Síndrome Pré-Menstrual. Participa há quinze anos do Grupo de Doenças Afetivas (Gruda) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, aplicando os tratamentos mais avançados na área. Atualmente, é coordenador dos serviços de pronto atendimento e de interconsultas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, da FMUSP, além de ser médico pesquisador do Gruda. Também é diretor clínico da Clínica de Ansiedade e Depressão (Cliad). É co-autor dos livros Entendendo a síndrome do pânico (Segmento) e Suicídio – Estudos fundamentais (Segmento Farma) e autor de Psicofarmacologia aplicada (Atheneu).

Editora: MG Editores, 160 páginas, por R$ 32,90 | ISBN: 978-85-7255-051-2 | Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890 | Site: www.mgeditores.com.br. Lançamento: 27 de novembro, terça-feira, a partir das 19h, Livraria Cultura – Shopping Villa Lobos (Av. das Nações Unidas, 4.777)

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira