Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/07/2013 - 09:27

Exponorma chega à 7ª edição

Evento da ABNT destinado a mostrar à sociedade a importância das normas técnicas será realizado em outubro e tem o apoio de importantes entidades setoriais.

Com o tema “Normas Técnicas asseguram uma mudança positiva”, a 7ª edição do Exponorma – Congresso e Exposição acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569, 4º andar, São Paulo – SP). Iniciativa da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o evento é destinado a disseminar a importância da normalização para a sociedade.

Entidades setoriais importantes, que reconhecem a contribuição das normas técnicas para o desenvolvimento do País, já confirmaram a participação. É o caso da Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro), uma das patrocinadoras, e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), que estará entre os expositores.

Alexandre Pestana, presidente da Abravidro, defende que nenhum setor se desenvolve se não tiver referências técnicas estabelecidas, e foi essa constatação que motivou a entidade a sediar, desde 1998, o Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37), responsável pela elaboração e atualização das normas técnicas sobre o assunto. “Em função deste trabalho, o setor vidreiro conta com parâmetros técnicos atualizados para utilização dos vidros planos com segurança, além de poder explorar o produto em todas as suas potencialidades”, afirma Pestana.

A Abravidro participa do Exponorma desde a primeira edição, fortalecendo uma parceria considerada fundamental. Alexandre Pestana declara: “Acreditamos que todas as ações voltadas ao conhecimento e fortalecimento da normalização técnica têm de ser apoiadas. Temos outros trabalhos conjuntos, como a produção e distribuição mensal das normas vidreiras aos associados da Abravidro, iniciativa importantíssima para a divulgação e adoção dos parâmetros de segurança por nosso mercado”.

Por sua vez, Dilson Ferreira, presidente-executivo da Abrafati e superintendente do Comitê Brasileiro de Tintas (ABNT/CB-164), avalia que o Exponorma está consolidado como um evento voltado para o fortalecimento da importância da normalização e da qualidade na agenda da sociedade brasileira. Segundo ele, a programação de palestras e a participação dos expositores contribuem para que autoridades, fabricantes, fornecedores, revendedores, especificadores, pesquisadores e outros formadores de opinião estejam cada vez mais atentos a esse tema e aos seus impactos relacionados à qualidade dos produtos, à sustentabilidade e à segurança.

“Considero o tema deste ano, “Normas Técnicas asseguram uma mudança positiva”, muito apropriado, por refletir a evolução que já temos visto e desejamos continuar a ver na sociedade e no mercado. Pelo reconhecimento que o Exponorma já alcançou e por acreditarmos na importância de dar o máximo de visibilidade à normalização, o Programa Setorial da Qualidade – Tintas Imobiliárias, coordenado pela Abrafati, é um dos apoiadores desse importante evento”, ressalta Ferreira.

De acordo com Ferreira, não faltam motivos para prestigiar a normalização: “As normas técnicas contribuem para o ordenamento do mercado e trazem importantes benefícios para o consumidor e a sociedade. Estimulam a elevação do nível de qualidade dos produtos disponibilizados no mercado e proporcionam maior confiabilidade às escolhas feitas pelo consumidor. Funcionam como parâmetros claros, concretos e científicos, que permitem distinguir quem segue e quem não segue os requisitos mínimos de qualidade”.

O presidente da Abrafati ainda observa que as normas técnicas dão às empresas a possibilidade de serem reconhecidas pela qualidade de seus produtos, o que é um incentivo para que invistam mais em pesquisa e desenvolvimento, tendo como resultado produtos melhores e mais inovadores.

”As normas também ajudam a reduzir desperdícios e aumentar a eficiência na produção. Ao atender aos requisitos estabelecidos nas normas técnicas, os fabricantes produzem certo da primeira vez, gastando menos materiais não renováveis e obtendo maior eficiência em seus processos. Na aplicação ou utilização do produto, o mesmo resultado é obtido, pois o usuário já sabe a quantidade necessária e o rendimento que terá”, destaca Dilson Ferreira, complementando que todos esses benefícios trazidos pelas normas técnicas foram constatados na indústria de tintas ao longo dos últimos anos, trazendo uma evolução muito positiva para o setor.

O evento - O Exponorma compreende um congresso, minicursos e palestras que proporcionam um melhor entendimento dos benefícios gerados pela normalização técnica no cotidiano. Desenvolvido por meio de painéis, o congresso deste ano abordará Rotulagem Ambiental, Sustentabilidade e Segurança. A área de exposição reunirá Comitês Técnicos e organizações de variados perfis, que terão a oportunidade de demonstrar aos visitantes casos de sucesso obtidos com a aplicação de normas técnicas.

A cada ano o Exponorma tem um tema diferente e sempre o mesmo escolhido para celebrar no Brasil o Dia Mundial da Normalização (14 de outubro), instituído pela World Standard Cooperation (WSC), formada pela InternationalOrganization for Standardization (ISO), pela International Electrotechnical Commission (IEC) e pela International Telecommunications Union. Em 2013, todas as atividades enfatizarão que a utilização de normas técnicas resulta em mudanças positivas nos negócios, ao agregar qualidade a produtos e processos e competitividade às organizações de qualquer porte.

Entre patrocinadores e expositores estarão, além da Abrafati e da Abravidro, a Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) e a Associação Brasileira da Indústria de Ferramentas e Abrasivos (ABFA).

Foro Nacional-A ABNT é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pelagestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. [www.abnt.org.br | www.exponorma.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira