Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/11/2007 - 10:17

CESP inicia ações para o período chuvoso 2007/2008

A Companhia Energética de São Paulo (CESP) está iniciando suas ações para a próxima estação de chuvas (2007/2008). A partir da análise das atividades realizadas no período chuvoso anterior, a Companhia, todos os anos, busca aprimorar seus procedimentos. Uma das ações que será intensificada neste ano será a realização de encontros com a comunidade nas áreas de influência de seus reservatórios. Nesses encontros será apresentada uma palestra com vídeos e distribuição de material com informações que ajudam a população a entender melhor o controle de cheias executado pela Companhia. Com essa divulgação, a CESP esclarece a população a respeito do papel que os grandes reservatórios de acumulação exercem no controle de cheias.

As palestras serão apresentadas em dezembro em municípios lindeiros do reservatório da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sergio Motta (Porto Primavera) nos estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.

As ações de controle de cheias da CESP estão sendo divulgadas também para o público interno, nas unidades de produção da Empresa, durante a programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) das localidades.

Temas - As apresentações e o material de divulgação buscam difundir para o público conceitos como reservatório de acumulação; reservatório a fio d'água; influência das cheias e do enchimento para cada tipo de reservatório; operação hidroenergética em cascata coordenada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS); limites e legislação referentes a Áreas de Preservação Permanente (APPs); cota máxima normal de operação; cota máxima de inundação; cota de desapropriação; uso e ocupação de bordas de reservatórios; detalhamento das ações da CESP para a gestão do controle de cheias, como divulgação do Boletim Informativo de Vazões (BIV), atualização diária de informações no si te da Empresa e operação do serviço telefônico gratuito Telecheias, telefone 0800-647-9001.

A CESP se preocupa em melhorar seus procedimentos a cada ano para que sua atividade de produção de energia elétrica seja feita de forma cada vez mais sustentável, com impactos cada vez menores. A operação dos reservatórios da CESP é executada de acordo com a legislação vigente; com os procedimentos de rede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), homologados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e com os estudos de controle de cheias, homologados pela Agência Nacional de Águas (ANA).

2ª maior cheia do rio Paraná - No período chuvoso passado ocorreu a segunda maior cheia do registro histórico do rio Paraná, iniciado em 1931. Apesar disso, não houve grandes problemas para municípios e populações ribeirinhas, exceto para as atividades que foram exercidas nas regiões de várzeas. Mesmo com a atenuação de cheias proporcionada pelos reservatórios, o rio continua inundando suas várzeas cumprindo um ciclo de fertilidade ambiental exercido por milhares de anos. Em comparação com a maior cheia registrada no rio Paraná, em 1983, os impactos foram bem menores. Isso é resultado da evolução do processo de operação de reservatórios e da implantação do reservatório Porto Primavera, o que permitiu maior controle na operação.

Reconhecimento - O aprimoramento do trabalho de relacionamento da CESP com a comunidade teve o reconhecimento dos agentes do setor com a classificação de um vídeo sobre práticas de comunicação que foi exibido no 2º Fórum Paulista de Segurança, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho do Setor Elétrico (Fopase), realizado em São Paulo no início de maio.

30 anos do SOSEm - Em 2008, o Sistema de Operação em Situação de Emergência (SOSEm) completará 30 anos de implantação. Essa foi a primeira grande ação colocada em prática no País na área de normatização da operação de grandes reservatórios integrados, considerando aspectos econômicos e sociais na área de influência, além da segurança do empreendimento. A implantação de um órgão interno, o Comitê de Gestão de Cheias, em 2005, foi um avanço na gestão das relações da Empresa com as comunidades na questão da ocorrência de cheias.

Ainda na busca da melhoria do sistema, iniciou-se uma discussão dos princípios básicos de gestão de emergências com apoio de especialistas de outras áreas, como consultorias, companhias aéreas, defesa civil e pronto-socorros. O objetivo da CESP com esse intercâmbio é ampliar a visão de gestão de emergências na Empresa, apesar da diferença existente entre as diversas situações.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira