Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/07/2013 - 08:34

Ônibus intermunicipais calculam tarifa exata por trecho percorrido


Sistema foi desenvolvido pela Transdata Smart, que também fornece soluções de Biometria Digital, Monitoramento de Frota por GPS e Data Center.

Uma tecnologia inovadora permite que os passageiros de ônibus intermunicipais paguem somente pelo trecho percorrido, mesmo que embarquem ou desembarquem em pontos no meio do caminho entre uma cidade e outra. O sistema TDMAX ROD, desenvolvido pela empresa brasileira Transdata Smart, está sendo implantado em linhas de sete cidades nos estados de São Paulo e do Rio Grande do Norte.

O equipamento identifica, por GPS, o local de embarque e desembarque do passageiro, e calcula a tarifa instantaneamente, inclusive com os impostos, com uma impressora a bordo emitindo o bilhete para o passageiro. “Isso garante uma tarifa mais precisa para o passageiro e rentabilidade para a empresa”, diz o diretor Comercial da Transdata, Devanir Magrini.

O sistema também permite que o passageiro compre seus créditos de viagem antecipadamente, pela internet, o que reduz o uso de dinheiro no ônibus. O produto está homologado para operar em diversos estados signatários do Programa Aplicativo Fiscal (PAF/ECF).

No estado de São Paulo, o TDMAX ROD está em fase de implantação em linhas intermunicipais operadas pelas empresas Viação Cometa (em Americana, Jundiaí e Sorocaba), AVA Serviços de Transportes Intermunicipais (Americana), Auto Ônibus São João (Votorantim) e Viação Jóia (São Paulo). O sistema também será implantado pela Expresso Cabral em Natal (RN).

Monitoramento online-Outra solução desenvolvida pela Transdata é o Sistema de Monitoramento e Gestão de Frota. Por meio de GPS, essa ferramenta permite que o Centro de Controle Operacional (CCO) de cada empresa acompanhe à distância e em tempo real a localização de todos os veículos. Com isso, é possível verificar eventuais casos de violações de perímetro, acompanhar a pontualidade das viagens, as paradas efetuadas e a quilometragem ociosa de cada ônibus. E ainda gerenciar as rotas e planejar melhorias do serviço para a empresa e para a população.

O sistema emite relatórios que podem apontar todas as solicitações de paradas, situações como chave de ignição ligada, acionamento de botão de pânico, uso do câmbio em ponto morto e a faixa RPM, que indica se a rotação do motor está dentro ou acima do ideal. Com todos esses controles, é possível acompanhar os indicadores de segurança e reduzir gastos com consumo de combustível e manutenção da frota.

Biometria Digital-Entre as demais soluções da Transdata, destaca-se ainda ao sistema de bilhetagem eletrônica TDMAX Urbano com Biometria Digital. Além de diminuir a circulação de dinheiro nos ônibus e o risco de assaltos, osistema TDMAX urbano aumenta a agilidade no embarque e desembarque de passageiros. Já a Biometria Digital identifica, com um simples toque do indicador do passageiro no validador eletrônico, se o portador de cartão de idoso ou estudante é o titular do benefício. Isso evita fraudes, que em algumas cidades podem comprometer até 50% da receita das empresas.

Data Center-A Transdata Smart também oferece aos seus clientes o serviço de Data Center, uma central de armazenamento de dados com segurança máxima, em São Paulo. “O Data Center reduz muito os custos de infraestrutura em servidores locais e, principalmente, o risco de pane no sistema e perda de dados, evitando paralisações das vendas de créditos à população”, explica Luiz Delfeu, vice-presidente da Transdata.

Perfil - A Transdata Smart atua há 19 anos no desenvolvimento de sistemas de bilhetagem eletrônica e outras soluções de automação em transporte de passageiros. Sediada em Campinas (SP), e possui mais de 250 projetos em diversos estados do Brasil, além de Argentina e Colômbia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira